No fim de semana em que estão a decorrer dois festivais de verão, o Super Bock Super Rock, até sábado, 15 de julho, na praia do Meco, em Sesimbra, e o MEO Marés Vivas, desta sexta-feira, 14, a domingo, 16 de julho, em Vila Nova de Gaia, o tempo vai estar um pouco desfavorável, havendo aguaceiros em algumas zonas do País e descida da temperatura.

Onda de calor atinge sul da Europa com temperaturas de mais de 40°C – Portugal fica de fora
Onda de calor atinge sul da Europa com temperaturas de mais de 40°C – Portugal fica de fora
Ver artigo

No sábado, 15 de julho, os distritos de Leiria, Coimbra, Porto, Braga e Viana do Castelo vão sentir chuva ou aguaceiros fracos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O céu estará “muito nublado”, mas a partir do meio da manhã a nebulosidade irá diminuir.

Além disso, haverá uma “pequena descida de temperatura mínima no interior norte e centro” e uma “descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior”. As temperaturas vão oscilar entre os 13ºC, em Viseu, e os 35ºC, em Castelo Branco. O Porto vai ter 15ºC de mínima e 24ºC de máxima, e Lisboa vai ter 18ºC de mínima e 19ºC de máxima.

No domingo, 16 de julho, já não estão previstos aguaceiros. O céu estará “pouco nublado ou limpo” e, apesar de uma “pequena descida da temperatura mínima”, haverá uma “pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior”, segundo o IPMA. As temperaturas vão oscilar entre os 10ºC, na Guarda e em Vila Real, e os 34ºC, em Faro. O Porto vai ter 13ºC de mínima e 22ºC de máxima e Lisboa terá 16ºC de mínima e 25ºC de máxima.

Apesar do sul da Europa estar a ser atingida por uma nova onda de calor chamada Cerberus, com os termómetros a ultrapassarem os 40ºC, Portugal escapa às temperaturas extremas. Um homem de 44 anos morreu em Milão, Itália, depois de ter estado a trabalhar sob o calor intenso que se fazia sentir, devido a esta onda de calor que teve origem no deserto do Saara.