Uma nova onda de calor chamada Cerberus está a afetar vários países do sul da Europa, com os termómetros a ultrapassarem os 40°C. Este aumento da temperatura também já causou a morte a um homem de 44 anos na Itália, depois de ter estado a trabalhar sob o calor intenso que se fazia na cidade de Lodi, em Milão.

As previsões apontam que as ilhas italianas da Sardenha e da Sicília serão as mais afetadas por esta onda de calor, com temperaturas a atingirem esta quarta-feira, 12 de julho, 45°C. Além disso, as autoridades italianas também emitiram alertas para outras cidades do país, como Roma e Florença, que poderão registar 41° e 37°C, respetivamente.

Cuidado. Ondas de calor podem trazer moscas "Drácula" que mordem, são perigosas e imunes a repelente
Cuidado. Ondas de calor podem trazer moscas "Drácula" que mordem, são perigosas e imunes a repelente
Ver artigo

Além da Itália, também Espanha está a sofrer com as elevadas temperaturas. A cidade de Múrcia, no sul do país, deverá registar uma temperatura máxima de 44°C nos próximos dias, o que levou as autoridades a emitir avisos devido ao calor intenso que deverá sentir-se durante esta semana.

Também a Grécia está a ser atingida por esta onda de calor, que teve origem no deserto do Saara e que está a expandir-se pelo norte de África e pelo sul da Europa. A cidade de Larisa, no norte do país, deverá chegar aos 44°C mais para o final da semana e Atenas deve registar ainda esta quarta-feira 43°C.

“Espera-se que as condições da onda de calor que estão a afetar regiões do sudoeste da Europa e do noroeste de África se estendam para leste acabando por atingir o Médio Oriente no final da semana. É também provável a ocorrência de temperaturas muito mais elevadas do que a média registada”, referiu Grahame Madge, porta-voz do Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, citado pelo jornal “Daily Mail”.

Em Portugal, não há registo da passagem desta onda de calor. Para os próximos dias são esperados períodos de céu muito nublado, existindo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, nas regiões norte e centro do país. As autoridades também apontam para uma pequena subida da temperatura máxima a partir de quinta-feira, 13 de julho.

Para Lisboa, as temperaturas vão variar entre os 29°C e os 31°C de temperatura máxima, entre quarta e sexta-feira. No Porto, a previsão indica a permanência de 25°C de temperatura máxima até ao final da semana. Apenas a região sul do país, regista temperaturas acima dos 35°C para os próximos dias.