Hospitais, aeroportos, telecomunicações, supermercados, bancos. São estes os vários serviços que estão a ser afetados por uma falha informática dos sistemas operacionais da Microsoft, que começou a fazer-se sentir esta sexta-feira, 19 de julho. E nem Portugal está a escapar aos efeitos da mesma.
A começar pelos aeroportos portugueses, a ANA, responsável por geri-los, diz que a falha informática está a causar "constrangimentos no check-in e embarque de alguns voos", de acordo com o "Público". Assim, é pedido aos passageiros que "se informem sobre o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto".
As empresas de telecomunicações NOS, MEO e Vodafone estão a apresentar problemas, de acordo com o site Downdetector. O WhatsApp também regista falhas, assim como redes sociais e sites de entidades bancárias, como é o caso do banco Santander, avança ainda o "Jornal Económico".
Fora de território português, o cenário também não é muito animador, porque há várias empresas que não conseguem aceder aos seus sistemas. Nos Estados Unidos, onde a falha começou, os voos de várias companhias aéreas foram suspensos. O estado do Alasca alertou para o facto de os serviços de emergência terem sido afetados e para o mau funcionamento das linhas telefónicas.
A falha informática também fez com que fossem cancelados voos na Austrália, além de ter levado ao encerramento do aeroporto de Berlim ao tráfego aéreo. A rede ferroviária no Reino Unido também está a sofrer com a falha informática, apresentando problemas técnicos, bem como a Bolsa de Valores de Londres, diz o "Diário de Notícias".
A par disto, a Sky News, no Reino Unido, também tem registado constrangimentos, não tendo conseguido transmitir em direto durante algumas horas. O aeroporto de Edimburgo, na Escócia, e o aeroporto de Manchester, em Inglaterra, também comunicaram problemas nos seus serviços.
Entretanto, a Microsoft já admitiu estar a tentar resolver os problemas nos sistemas operativos. "Os nossos serviços continuam a registar melhorias contínuas enquanto continuamos a tomar medidas de mitigação", garantiu a gigante tecnológica numa publicação na rede social X (antigo Twitter).