Esta segunda-feira, 31 de outubro, o Instagram deu algumas dores de cabeça aos seus utilizadores. Isto porque várias pessoas ficaram com as contas suspensas e/ou desativadas e outras tantas relataram ainda a perda exponencial de seguidores. Agora, a rede social veio garantir que esse já não será um problema.
A situação terá sido espoletada por uma anomalia informática, que o departamento de comunicação do Instagram garantiu estar "resolvida". “Estava a provocar problemas no acesso a contas em diferentes partes do mundo e provocou uma mudança temporária para alguns utilizadores no seu nome de seguidores”, explicou a empresa numa publicação de Twitter – e ainda pediu desculpa pelo sucedido.
Durante a tarde de segunda-feira, a empresa já tinha reconhecido que algo se passava, ainda que de forma muito vaga, uma vez que as queixas começaram a chegar dos quatro cantos do mundo. De acordo com o DownDetector, que mostrou um gráfico que incidia sobre os relatórios de problemas enviados durante as últimas 24 horas, as queixas começaram por volta das 13h08.
No Twitter, milhares de utilizadores mostraram as mensagens com a suspensão da conta do Instagram e o número de seguidores perdidos. Ainda assim, o problema não chegou a todos os utilizadores – mas aqueles que ficaram afetados, perderam uma fatia significativa do seu público na plataforma.
É o caso de Cristiano Ronaldo, que perdeu cerca de três milhões de seguidores (agora recuperados). Na manhã de segunda-feira, o jogador contava com 493 milhões e, ao fim do dia, apenas com 491 milhões. Mas não foi a única personalidade portuguesa a queixar-se do episódio.
Em Portugal, outros influenciadores e artistas reagiram a estes problemas, em jeito de ironia. Bruno Nogueira frisou que, num espaço de duas horas, havia perdido cerca de 10 mil seguidores – e achou que a justificação seria o facto de ter entrado num episódio da novela "Anjo Selvagem". Já Madalena Abecasis publicou um vídeo irónico sobre o assunto.