Sem motivo aparente, vários utilizadores do Instagram estão a ver as suas contas suspensas e/ou desativadas e há ainda quem relate a perda de vários seguidores durante a manhã desta segunda-feira, 31 de outubro. A plataforma digital usou o Twitter para comunicar que está a acompanhar o problema e que vai resolver a situação.

"Sabemos que alguns de vocês estão a ter problemas a aceder à vossa conta de Instagram. Estamos a analisar e pedimos desculpa pelo incómodo", informa a rede social.

De acordo com o DownDetector — que mostrou um gráfico com a perspectiva dos relatórios de problemas enviados durante as últimas 24 horas — os problemas começaram por volta das 13:08 com queixas vindas por todo o mundo. No Twitter milhares de utilizadores mostram as mensagens com a suspensão da conta do Instagram e o número de seguidores perdidos. Ainda assim, o problema não está a afetar todos os utilizadores.

Paulo Rossas, Chief Innovation Officer na Lisbon Digital School, avança uma possível explicação: "Limpeza de contas. Uma grande limpeza de contas de Bots e falsas do Instagram está agendada há pelo menos seis meses, um ano. Podem ter começado hoje e vai cair muito para muita gente que os comprou, ou seja, para muitos influenciadores em Portugal".

O especialista alerta ainda para o facto de só amanhã ser possível fazer uma avaliação do problema, "para perceber se é realmente uma limpeza global".

Em Portugal, alguns influenciadores e artistas já reagiram a estes problemas, a maioria com um tom cómico. Bruno Nogueira relata que já perdeu cerca de 10 mil seguidores, em duas horas, numa publicação nas histórias do Instagram. "Perdi 10 mil seguidores em duas horas. É malta que descobriu agora que entrei num episódio do Anjo Selvagem", escreve o humorista. Já Madalena Abecasis publicou um vídeo irónico onde aparece a brincar com o problema do Instagram e a perda de seguidores.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.