Quem segue a influenciadora Fernanda Velez no Instagram já reparou que, nos últimos dias, o seu feed está cheio de fotografias com várias marcas identificadas. Há fotografias das filhas com vestidos portugueses, há partilhas de marcas de joalharia nacionais e todo um rol de marcas e produtos que poderá ver já este fim de semana no Mercadito Blog da Carlota.

A 16.ª edição acontece já este sábado e domingo, 30 de novembro e 1 de dezembro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Oito anos depois do primeiro mercadito, esta edição chega com várias novidades e com um novo local: do Centro Cultural de Belém passou para a Cordoaria Nacional.

A MAGG falou com a mentora por detrás do projeto, a influenciadora portuguesa Fernanda Velez, para tentar perceber o fenómeno por detrás do evento e perceber como se posiciona em relação a outro mercado semelhante, o Winter Market Stylista, que este ano acontece exatamente no mesmo fim de semana, mas na Fiartil, no Estoril.

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"Vê-se muito lá fora as bloggers fazerem marcas próprias. Mas mercados como extensão de marca nunca vi", começa por explicar a criadora do "Blog da Carlota". "O conceito do mercadito foi um bocado uma experiência. Foi pioneiro e saiu completamente da minha cabeça", explica Fernanda Velez. "Não é inspirado em nada que conheça".

O Mercadito Blog da Carlota nasceu depois do blogue com nome homónimo, diz, por uma questão de necessidade: as leitoras perguntavam-se onde podiam comprar as roupas que Fernanda vestia à filha mais velha. Assim nasceu a ideia de reunir num único espaço várias marcas portuguesas. A primeira edição contou com 20 marcas para criança e tinha um conceito específico: "Divulgar o português. As marcas que apenas existiam no online passaram para um espaço físico e havia um programa paralelo que tornava tudo numa experiência".

Esta primeira edição foi um sucesso. Apesar de ter sido apenas divulgado no seu blogue, aparecem entre duas e três mil pessoas e até foi necessário a intervenção da polícia para coordenar o trânsito. "Depois de ter visto aquele sucesso, tanto eu como as marcas quisemos continuar. Na edição seguinte cresceu e continuou a crescer até hoje", explica a mãe de Carlota, e agora também de Maria do Carmo.

Foi exatamente nesse momento que começou a introduzir novas categorias, sendo que as marcas para senhora chegaram nas edições seguintes. "As primeiras marcas foram a Latitid, de fatos banhos, e depois a ItShoes, que é uma amiga minha que fazia botas do Porto e que veio a Lisboa de propósito". Esta introdução de novas marcas começou a fazer sentido quando, no blogue, Fernanda começou a partilhar os seus looks diários.

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"O mercado era um reflexo do blogue e, hoje em dia, do Instagram. Eu comecei a aparecer em segundo plano e as pessoas tinham uma enorme curiosidade em saber o que tinha vestido e calçado. Comecei a perceber que tinha ali outro mercado para explorar", explica à MAGG, adiantando que o feedback das marcas era cada vez melhor. "As marcas diziam-me que as peças esgotavam. Aconteceu um bocadinho o mesmo fenómeno como com a roupa de criança que vestia à minha filha".

Depois destas primeiras edições em Lisboa, Fernanda Velez já realizou o Mercadito Blog da Carlota no Porto, edições de stock-off, de inverno e de verão. A 16.ª acontece este fim de semana e já conta com marcas internacionais junto das portuguesas. Para além disso, o segmento criança e mulher está equilibrado e, mais do que um sítio para fazer compras, o mercadito tornou-se num espaço para partilhar experiências.

"O conceito já é super inspirado no meu, a comunicação é igual à minha, só faltava fazer na mesma data"

Mas é também nesse fim de semana que acontece um mercado com alguma relevância a nível nacional. Falamos do Winter Market Stylista, um evento criado por outra influenciadora portuguesa, Maria Guedes. Fernanda Velez explicou à MAGG que considera este evento uma "cópia" do Mercadito Blog da Carlota e que se lembra de, nas primeiras edições, Maria Guedes estar presente no evento que organizou.

"O conceito é uma cópia do mercadito. Acho um bocadinho feio, mas se calhar há espaço para todos. Nesse fim de semana também acontecem outras coisas", diz Fernanda Velez referindo-se à Feira de Natal no passeio marítimo de Algés e no Winter Wonderland no parque Eduardo VII.

"Não acho uma coisa bonita, até a nível interno das marcas", explicou. "Só comecei a divulgar a data mais recentemente, mas a nível interno das marcas e da comunicação das mesmas, já tenho vindo a anunciar desde o verão. Acho que foi um ato de loucura de concorrência", explicou. "O conceito já é super inspirado no meu, a comunicação é igual à minha, só faltava fazer na mesma data. E agora aconteceu", acrescentando que não tem "receio" desta concorrência porque o conceito Mercadito da Carlota já está enraizado nas pessoas que a seguem.

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Sobre o facto de existirem cada vez mais mercaditos inspirados no seu, Fernanda Velez explica à MAGG que tenta encarar isso como um elogio. "Criei um conceito que saiu da minha cabeça. Nunca tinha visto uma blogger a fazer isto. Se calhar é um elogio, criei um modelo de negócio que resulta. Só tenho pena das cópias", lamenta. "Acho feio a sobreposição da data".

"Acho que o mercadito está super enraizado. E como é que eu vejo isso? Porque outros mercados com nomes diferentes, as pessoas continuam a chamá-los mercaditos", diz. Por essa razão, garante não ter receio de perder a sua posição no mercado, até porque o evento é um reflexo das suas escolhas pessoais. "Uma das mais-valias deste mercado é as pessoas pouparem tempo porque já sabem ao que vão. Quem se identifica com os meus gostos, com a minha maneira de vestir e com o meu gosto pessoal, vai ao Mercadito Blog da Carlota", conclui.

Depois de várias tentativas de contacto, a MAGG não conseguiu chegar à fala com Maria Guedes.