![Fernando Tordo pede desculpas publicamente.](/assets/img/blank.png)
Passaram dois dias desde que foi divulgada a entrevista do artista Fernando ao podcast Posto Emissor, da "Blitz", em que criticou a música portuguesa ao dizer que não tem "dignidade" e que "é uma coisa para atrasados mentais". Não tardaram as reações a julgar a voz de "Tourada", que, entretanto, já veio fazer um "pedido de desculpa" — ou mais do que isso.
"Mais do que um pedido de desculpa, quero que este meu erro me leve a construir pontes e a potenciar o diálogo com os meus colegas de profissão. Todos, sem exceção", disse num comunicado publicado na rede social Instagram. Fernando Tordo começou a publicação a dizer que "um mau momento tem que dar origem a algo construtivo", que surge após se ter apercebido da "injustiça" que foram as palavras ditas na entrevista.
"Apercebi-me da injustiça que as minhas palavras foram para todo um universo de colegas que, tal como eu, trabalham diariamente para levar o seu melhor aos palcos e rádios deste país, principalmente nesta fase tão complicada para todo o setor cultural", pode ler-se.
Para remediar o erro, como o próprio reconhece, Fernando Tordo anuncia que nas próximas semanas vai mostrar trabalhos de artistas emergentes.
"Semanalmente, vou dar a conhecer as novidades de lançamentos de novos discos ou singles, sugestões de concertos ou eventos culturais, novos projetos e artistas emergentes. Gostaria também de poder contar com a vossa ajuda. Para o efeito, nos próximos dias, vou disponibilizar um e-mail para me enviarem as vossas sugestões. Ouvir e dar a conhecer novos projetos, de tantos que emergem no nosso país, passa agora também a ser a minha missão", escreve na publicação.
Dentro do próprio post, foram várias as celebridades que comentaram. Ao contrário de Tânia Ribas de Oliveira, Fábia Rebordão e do artista Legendary Tigerman que louvaram a atitude, o apresentador José Carlos Malato critica-a no sentido em que considera que Fernando Tordo deveria ter mantido a opinião e não fazer um pedido de desculpa.
"A censura e o politicamente correto é fodi**o", escreveu o apresentador da RTP1, que continuou a demonstra a sua opinião num segundo comentário. "Encostarem-te à parede em vez de refletirem. É o triunfo dos porcos. Ignorantes. Sem talento". Ambos os comentários foram alvo de críticas por outros cibernautas. "Ó Malato, o Tordo esteve tão bem mas tão bem que não merecia um comentário tão parvo da tua parte", pode ler-se num deles.