Na quarta-feira, 12 de fevereiro, a atriz  Margarida Bakker, de 29 anos, desabafou nas suas redes sociais sobre uma situação de perigo que viveu com um motorista de um veículo TVDE.

“Mulheres, estejam atentas. Este homem levou-me para um beco sem saída, trancou as portas do carro e não arrancou até eu ligar à polícia”, contou a filha de Alexandra Lencastre num story publicado no Instagram, que entretanto já não se encontra disponível. Partilhou ainda um áudio da conversa, em inglês, que aconteceu durante a viagem. “Não me estou a sentir segura. Estamos aqui, no meio do nada, vou partilhar a minha localização”, disse ao motorista.

Rapper plus size processa empresa de TVDE. Motorista recusa viagem por não ter "espaço no carro"
Rapper plus size processa empresa de TVDE. Motorista recusa viagem por não ter "espaço no carro"
Ver artigo

Depois da partilha da atriz, que participa na série da TVI “Vizinhos para Sempre”, André Ventura quis capitalizar a situação.  “Se calhar agora em vez de nos chamar nomes, vai dar razão ao Chega sobre a imigração descontrolada e perigosa. Pode ser que aprenda”, escreveu no X.

Margarida Bakker não deixou nada por dizer. “Claro que manipularia e condensaria a informação com uma conclusão xenófoba. Fique sabendo que os piores assédios que tive foram cometidos por homens portugueses caucasianos. Que estavam maioritariamente sobre o efeito de álcool a conduzir”, disse no Instagram e respondeu ainda ao “pode ser que aprenda” do político. “É sinónimo de estava a pedi-las? O problema aqui tem que ver com a segurança da mulher. Problema este nem sequer referido neste pobre comentário."

"O ressabiado do André Ventura culminou num ato de vingança infantil, ao bloquear-me no Instagram, usando ao mesmo tempo a minha imagem sem consentimento para a sua campanha asquerosa”, acrescentou num story.

Piet-Hein Bakker, 60 anos, pai da atriz, também deixou uma mensagem a André Ventura nas redes sociais. “Isto não é sobre imigração. É sobre motoristas do Uber que praticam assédio grave. Tem de haver mais controlo sobre as plataformas de transportes com a obrigação de uma política de recrutamento mais cuidada e um controlo mais eficaz sobre os motoristas, o que não tem nada que ver com etnia, país de origem ou outros fatores discriminatórios, que não podem entrar neste processo."

 “O André Ventura mostra bem o quanto populista é. Usar a imagem e a história de duas pessoas conhecidas para efeitos promocionais, sem autorização das respectivas, para uma campanha contra a imigração, é muito maquiavélico, mas infelizmente, nada surpreendente”, acusou ainda o pai da atriz.

Já não é a primeira vez que Margarida Baker se desentende com o líder do Chega. Segundo a “Nova Gente”, em 2021, quando o político se referiu à maquilhagem de Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, a filha de Alexandra Lencastre comentou a polémica. “Aproveito para fazer publicidade a este batom que me acompanha desde o primeiro ano do conservatório. Nunca me falhou. Isto não é um statement político, mas pode ser um fuck you ao André Ventura, só para reforçar o próximo domingo”, referindo-se às eleições autárquicas que estavam prestes a acontecer.