A freguesia da Estrela, em Lisboa, vai ficar condicionada a partir de quinta-feira, 30 de junho, devido a uma "grande produção em Lisboa" de uma longa-metragem de espionagem internacional que está a ser preparada pela plataforma de streaming Netflix, anuncia a junta de freguesia no site.

"Entre os dias 30 de junho e o dia 15 de julho o território da Freguesia de Estrela irá sofrer alguns condicionamentos de estacionamentos em algumas artérias da nossa freguesia, em virtude das filmagens de uma longa-metragem da produtora Netflix", pode ler-se na nota.

A autarquia deixa no site um mapa com todas as ruas afetadas pelas filmagens, que correspondem a zonas de estacionamento para viaturas técnicas, para campo de filmagens e para gruas/plataforma elevatória de apoio à iluminação e geradores de alimentação de projetores.

Filmagens da saga "Velocidade Furiosa" cortam circulação em autoestradas portuguesas
Filmagens da saga "Velocidade Furiosa" cortam circulação em autoestradas portuguesas
Ver artigo

Logo no primeiro dia, 30 de junho, a partir das 8 horas, assim como a 1 e 2 de junho até às 8 horas, ficará restrito o acesso à rua de Buenos Aires, de São Caetano, da Lapa, Travessa do Norte à Lapa e rua de São Domingos à Lapa, rua das Praças, Travessa de Sto. António a Santos e rua do Prior.

Já a 11 de julho, a partir das 8 horas, e até 15 de julho, ficarão condicionadas: Travessa das Atafonas, rua do Olival, rua de São Francisco Borja (das 19 horas às 20 horas) e o jardim 9 de Abril. "Alertamos que de dia 12 de julho das 8 horas até dia 15 de julho às 8 horas, as seguintes artérias também estão condicionadas para reserva de estacionamento: Ld. Dr. José Figueiredo e rua do Olival", continua a freguesia da Estrela.

A autarquia anuncia ainda que a plataforma de streaming "tem como propósito minimizar o impacto da sua presença" na freguesia, pelo que "oferece lugares alternativos de estacionamento nas imediações dos locais de filmagem, aos moradores detentores de Dístico de Residente válido".

Contudo, para garantir esses lugares, era necessário fazer um registo até 24 de junho num canal da Emel criado pela produtora Ready To Shoot Lda, para minimizar os constrangimentos. Quem não o fez até à data, vai ficar sujeito aos acessos dificultados pelas filmagens.

Recorde-se que em Portugal também será rodado o novo filme da saga "Velocidade Furiosa", que vai afetar a circulação na autoestrada A24 nos dias 28 e 29 de junho.