O Chiado, bairro emblemático de Lisboa, estará (quase) livre de carros ao longo dos dois próximos fins de semana (20 e 21 e 27 e 28 de dezembro), devido à época festiva. A Câmara de Lisboa emitiu um comunicado a explicar a medida.

Lanchar com o Pai Natal? O sonho que se torna realidade no GaiaShopping. Saiba como garantir o lugar
Lanchar com o Pai Natal? O sonho que se torna realidade no GaiaShopping. Saiba como garantir o lugar
Ver artigo

Das 10 horas dos dois sábados e até às 23h59 desses dois domingos, entre comemorações de Natal e Passagem de Ano, será proibido circular ali de carro. Os residentes continuam a ter acesso e cargas e descargas também, entre as seis e as dez da manhã.

Esta iniciativa, que não é inédita, visa "aumentar a segurança dos peões e permitir a sua livre circulação", assim como nota o "Correio da Manhã", que adianta que o trânsito vai estar condicionado:

  • na Rua Garrett;
  • na Rua Nova do Almada a partir do cruzamento com a Rua de São Nicolau até à Rua Garrett (onde o trânsito será desviado para a Rua do Crucifixo);
  • na Rua Ivens, entre o cruzamento com a Rua Capelo e até à Rua Garrett (o trânsito será desviado para a Rua Capelo e para o sentido descendente da Rua Serpa Pinto);
  • na Rua Serpa Pinto, entre o cruzamento da Rua Capelo com a Rua Garrett, o trânsito será desviado para o sentido descendente da Rua Serpa Pinto;
  • na Calçada do Sacramento, entre a Rua Garrett e o cruzamento com a Rua Almirante Pessanha (será permitida a saída do parque de estacionamento do Chiado).

Durante estes dias, existirão meios de transporte extraordinários, como shuttles, e o estacionamento será gratuito em parques como o da EMEL do Campo Grande e Universidade, de Alcântara e Avenida de Pádua.