A semana que está prestes a começar não é uma qualquer de outono: é, em vez disso, aquela em que chega o verão de São Martinho. Neste dia (11 de novembro), as temperaturas costumam subir de uma forma anormal para a época do ano em questão.
Resta saber se, em 2024, esta melhoria das condições atmosféricas se vai verificar e dar razão aos dizeres populares. Com uma rápida vista de olhos pelas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é possível concluir que sim, haverá bom tempo.
O fim de semana (9 e 10 de novembro) já tem sido marcado por sol, céu azul e uma temperatura amena, e o dia de São Martinho não será exceção. Em Lisboa, por exemplo, os termómetros oscilarão entre os 15 e os 22ºC. Setúbal chegará aos 24ºC.
Quando terminar esta festividade associada às castanhas assadas, terminará também este "verão" temporário: voltará a chuva e, no final da semana, as máximas serão de 18ºC e as mínimas de 11ºC, na capital portuguesa.
Já no Porto, durante o São Martinho, estarão entre 13 e 22ºC e, depois dele, entre os 9 e os 17ºC, com chuva. Em Faro, na segunda-feira, a mínima será de 16ºC e a máxima de 23ºC, mas a chuva regressa na quinta-feira, com os termómetros a atingirem os 8ºC.
O verão de São Martinho na Madeira atingirá os 26ºC (e os 20ºC de mínima). Nos Açores, a chuva virá mais cedo, inclusive na segunda-feira. Estes aguaceiros serão generalizados um pouco por todo o País a partir de quinta-feira, desde Évora a Bragança e de Vila Real a Santarém.