Em julho de 2023, um homem de 61 anos agrediu a mulher com uma pá do lixo, sendo este mais um episódio de violência doméstica. Com esta agressão, a mulher desmaiou, ficou cega do olho esquerdo e precisou receber tratamentos, tendo ficado com lesões permanentes.
O Tribunal de Almada condenou este homem a uma pena de prisão de 3 anos e 9 meses, suspensa por 4 anos, desde que cumpra um plano de reinserção social com tratamento de alcoolismo e consultas de psicologia e psiquiatria.
No mês seguinte à agressão cometida, o homem estava em prisão preventiva. Foi libertado, tendo de utilizar uma pulseira eletrónica durante três anos e impedido de se aproximar da vítima a menos de 200 metros. Além da medida aplicada, terá de indemnizar a mulher com 7000€ e está proibido de contactá-la através de qualquer meio.
Casados há mais de 30 anos, com seis filhos e residentes na cidade de Almada, o ambiente violento e de ofensas era recorrente quando o homem de 61 anos estava sob efeito de álcool. O casal vive do Rendimento Social de Inserção, de acordo com o “Correio da Manhã”.
Foram provadas pelo Tribunal de Almada várias ocorrências em que o homem atirou objetos à mulher e obrigou-a a ter relações sexuais. Com medo, a mulher cedia, o que fez com que a mesma dormisse fora de casa ou longe do quarto.