O humorista português Hugo Soares perdeu a conta do Instagram depois de 12 famílias residentes no Paraná, Brasil, se queixarem contra um vídeo em que fez uma piada sobre uma boneca com trissomia 21 durante uma atuação num bar no Porto, a 28 de abril.
Dois dias depois, publicou o vídeo no qual referia que a nova boneca Barbie com síndrome de Down não era uma ideia original, porque "os chineses já vendem bonecas com defeito".
Nos dias seguintes, o “Observador” conta que o humorista começou a receber milhares de comentários e reações de pessoas e associações relacionadas com a síndrome de Down, bem como de influenciadores.
12 famílias do Paraná, no Brasil, apresentaram uma denúncia na Defensoria Pública do Paraná. Depois disso, a Meta (empresa proprietária de várias redes sociais, incluindo o Instagram) bloqueou a conta do comediante, por considerar o vídeo um incentivo ao ódio discriminatório. Esta denúncia pode vir a tornar-se num processo legal.
"Fiz uma piada, mas as pessoas entenderam que era um comentário", disse o artista, citado pelo “Observador”. O mesmo queixa-se de ser censurado e de estar a ser prejudicado ao perder os 18 mil seguidores no Instagram, que era a sua principal plataforma para contacto com o público. O vídeo continuou a circular noutras redes sociais, mas foi retirado do Youtube e a conta do Instagram foi encerrada.