Uma mulher com cerca de 80 anos morreu na noite desta terça-feira, 2 de janeiro, numa maca no Hospital Padre Américo, em Penafiel, onde aguardava por ser atendida, segundo confirmou Miguel Vasconcelos, presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros ao Porto Canal.
A idosa tinha pulseira laranja, sendo considerada uma situação muito urgente. No mesmo hospital, há mais de 77 doentes internados e nove ambulâncias retidas, além de 118 doentes por internar, de acordo com Miguel Vasconcelos.
Para os doentes com pulseira amarela, o tempo médio de espera é superior a cinco horas, enquanto para os que têm pulseira laranja é maior do que duas horas.
Às 12h30 do mesmo dia, já se encontravam mais de 50 doentes na urgência do hospital de Penafiel, segundo o que o comandante Alexandre Pinto, dos Bombeiros de Baião, avançou à agência Lusa, escreve o “Correio da Manhã”. A urgência do Hospital Padre Américo é a única com capacidade médico-cirúrgica do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).
Apesar deste também incluir o Hospital de São Gonçalo, apenas está a funcionar uma urgência básica nesta unidade, segundo a mesma publicação.