Andávamos nós a circular entre empresários, empreendedores, oradores e outros comuns mortais, quando vemos que há dois visitantes da Web Summit empenhados numa disputa. E ainda que tenha como palco a maior feira de tecnologia e inovação da Europa, que arrancou esta segunda-feira, 5 de novembro, o confronto era dos saudáveis.

O dia era cheio. Ouvimos Brittany Kaiser, um dos nomes envolvidos no escândalo de dados da Cambridge Analytica (agora à frente da Own Your Data Foundation), assistimos à conferência de Katherine Maher, CEO da Wikipedia, e ainda pudemos ver Gillian Tans, presidente da Booking. No meio desta azáfama, cruzamo-nos no recinto com um objeto muito  particular, que dá conta da inovação no universo desportivo: é possível jogar-se pingue-pongue com os pés, numa mesa com curvas. Vá, não é bem isso — mas foi isto que nos ocorreu no momento em que demos conta da existência desta mesa. Passamos a explicar.

Uma app para o ciclo menstrual, Edward Snowden e o filho de Will Smith. 3 coisas incríveis do 1.º dia da Web Summit
Uma app para o ciclo menstrual, Edward Snowden e o filho de Will Smith. 3 coisas incríveis do 1.º dia da Web Summit
Ver artigo

A mesa é holandesa, chama-se Teqball e pertence à empresa com o mesmo nome, fundada por Gábor Borsányi (o inventor do equipamento), Gyuri Gattyán e Viktor Huszár.

Tem como embaixador o conhecido jogador de futebol brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que, por esta razão, marca presença no segundo dia da Web Summit, 5 de novembro, para fazer parte da conferência "Ronaldinho: Reimagining the beatiful game" — que contará também com a presença do Huszár, um dos co-fundadores da marca. Luís Figo também é um dos representantes da Teqball, mas não vai estar no evento do Parque das Nações.

Os jogadores podem criar as suas próprias regras
Os jogadores podem criar as suas próprias regras

Mas qual é que foi a ideia por detrás da criação do curioso objeto? E para que serve mesmo?

"O Teqball é um novo equipamento desportivo, perfeitamente adequado para jogadores profissionais e entusiastas amadores, cuja ambição é desenvolver suas habilidades técnicas, concentração e resistência", pode ler-se no site.

Tem várias funções, que se materializam na possibilidade de adaptação de diferentes modalidades. Comecemos pela mais óbvia, o Teqball. No fundo, é a primeira ideia que lhe passámos: usar a mesa para fazer passes de um lado para o outro, utilizando uma bola de futebol (tamanho cinco é o recomendado). Apesar de os jogadores poderem criar as suas próprias regras, a marca criou um manual próprio (com tudo explicado neste vídeo).

Mas há mais modalidades adaptadas a esta mesa. Uma delas é o Teqvoly, ou seja, voley.

Também é possível jogar Teqpong, o equivalente a pingue-pongue nesta mesa com curvas.

E há ainda o Teqis, que corresponde à modalidade de ténis ajustada ao equipamento e, por último, o Qatch, que é a adaptação do desporto Squash.

A Teqball está à venda a partir de 1.990€ no site da marca. Foi vencedora da ISPO Awards, em 2015, concurso que, anualmente, premeia invenções desportivas inovadoras.