Esta segunda-feira, 15 de julho, foram divulgados os resultados da primeira fase dos exames nacionais. E se a média nacional não foi famosa, com algumas notas inclusivamente a descer, Catarina Viegas não se pode queixar do mesmo — a aluna de 17 anos conseguiu 200 pontos em cada uma das provas que realizou. 

Nestes cruzeiros pelo Alasca pode visitar fiordes e glaciares (e os preços começam nos 659€)
Nestes cruzeiros pelo Alasca pode visitar fiordes e glaciares (e os preços começam nos 659€)
Ver artigo

Natural de Viseu e estudante na Escola Secundária Alves Martins, a jovem fez os exames de Matemática e Biologia para mais tarde os utilizar no acesso à faculdade, e tirou a nota máxima nos dois. “Acho que se conseguiu com muito trabalho, muito esforço e dedicação. Principalmente o que mais me ajudou foi a concentração nas aulas em si”, disse Catarina à TVI

A jovem assumiu também que o segredo é continuar a trabalhar ao longo do ano letivo, o que também lhe valeu boas notas, já que conseguiu tirar 20 em todas as disciplinas que frequentou. “Uma parte já nasceu um bocadinho comigo, a curiosidade e a procura pela informação, mas também com algum estudo e com interesse pelas disciplinas, claro. Também com a ajuda da família, como é óbvio, e espalhar o interesse a outras áreas”, confessou à CMTV.

No entanto, Catarina não quer que pensem que passa a vida a estudar, porque não é a realidade. Com várias atividades extracurriculares e tempo para os amigos, a jovem acredita que é tudo uma questão de organização. “Pratico voleibol, este ano até conseguimos ir aos campeonatos nacionais, e pratico ballet. Tento fazer o máximo possível mesmo de forma a clarear um bocadinho a cabeça e os meus pensamentos, para depois conseguir estudar mais concentradamente”, explicou a jovem à estação de Queluz de Baixo.

“Às vezes sair um bocadinho, ter uma vida social, também ajuda imenso a ficar mais concentrada, pelo menos comigo. Não sou obcecada, não passo os meus dias a estudar (...). Eu faço uma vida normalíssima. Estudo, divirto-me, passeio, namoro, jogo voleibol e faço ballet. Ah, e torço pelo Sporting”, contou, entre risos, Catarina, desta vez à CMTV. 

A nível nacional, a média do exame de Matemática foi de 121 pontos, enquanto que o de Biologia conseguiu uma média de apenas 99, de acordo com a Rádio Renascença. Com as notas que a jovem de 17 anos conseguiu obter, o objetivo agora é concorrer ao curso de Bioengenharia, no Porto, cujas candidaturas abrem no dia 22 de julho.