Um ano e meio depois de ter planeado um ataque à Faculdade de Ciências de Lisboa, João Carreira vai poder sair em liberdade.

O Observador adianta que João Carreira vai poder sair no dia 19 de novembro do Hospital Prisional de Caxias, onde está a cumprir uma pena de dois anos e nove meses de prisão efetiva pelo crime de detenção de arma proibida.

O advogado do jovem que, em fevereiro de 2022, planeou um ataque à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, confirmou que foi aplicado o regime de perdão de penas a jovens entre os 16 e s 30 anos, promulgado aquando a vinda do papa Francisco a Portugal.

João Carreira, de 19 anos, terá o perdão de um ano de pena e, uma vez que está preso desde fevereiro de 2021, poderá assim sair em liberdade em novembro deste ano. O jovem vai, de acordo com o jornal digital, aguardar a decisão do Tribunal de Execução de Penas para saber se pode cumprir o que resta da pena em liberdade condicional.

João Carreira foi acusado pelo Ministério Público pelos crimes de terrorismo e terrorismo na forma tentada, mas foi condenado pelo crime de detenção de arma proibida. O jovem planeava atacar a instituição de ensino que frequentava com armas brancas e cocktails molotv.