A Polícia de Segurança Pública (PSP) foi recebida esta sexta-feira à noite, 27 de agosto, com pedras e garrafas de vidro quando tentava dispersar jovens na zona do Cais do Sodré, em Lisboa, após o encerramento dos bares. O momento foi partilhado nas redes sociais e a PSP já confirmou o sucedido, adiantando que alguns agentes ficaram com "ferimentos ligeiros".

"Após o encerramento de todos os estabelecimentos, a PSP procurou evitar os ajuntamentos entre grupos de centenas de pessoas no Cais do Sodré, tendo sido recebida com o arremesso de pedras de calçada e de garrafas de vidro", confirmou a PSP num comunicado a que o jornal "Observador" teve acesso. A situação é visível num vídeo publicado no Twitter.

A PSP adianta ainda que para travar os "comportamentos desordeiros e violentos" foram usados "meios coercivos de baixa potencialidade letal, incluindo o disparo de duas munições menos letais". Dos desacatos, resultaram "ferimentos ligeiros em polícias, que não careceram de tratamento, bem como danos em material policia".

A ação de fiscalização da PSP decorreu na sexta-feira à noite no Bairro Alto e Cais do Sodré, dois polos de diversão noturna em Lisboa nos quais foi implementado "um policiamento de forte visibilidade policial", tal como tem feito ao longo das últimas semanas desde que foi permitida a abertura, a 1 de agosto, de bares e discotecas, com as mesmas regras da restauração.

Estes estabelecimentos podem estar abertos de acordo com o horário do respetivo licenciamento, estando estabelecido um limite de funcionamento até às 2h. Além disso, o acesso tem de ser feito mediante a apresentação do Certificado Digital COVID da UE ou de um teste negativo à COVID-19.

Afinal, vai ser possível ir a (algumas) discotecas. Mas não vai poder dançar
Afinal, vai ser possível ir a (algumas) discotecas. Mas não vai poder dançar
Ver artigo

Algumas irregularidades às regras estabelecidas levaram a PSP a deter 11 pessoas e a fazer a participação de 55 infrações até à última sexta-feira, 27, de acordo com uma nota divulgada pelo "Diário de Notícias". As operações vão continuar enquanto as medidas se mantiverem e a PSP adianta que terá "especial atenção" ao cumprimento do uso de máscara na via pública, aos ajuntamentos que serão dispersados quando "superiores a 15 pessoas" e ao "consumo de bebidas alcoólicas na via pública", que está proibido.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.