Lisboa tem novos bebedouros, mais modernos e com espaço para encher garrafas e até para os animais beberem. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que, tal como explica na sua página de Facebook, "marca o início de um projeto que vai dar água de qualidade a todos".
O primeiro foi instalado esta segunda-feira, 27 de janeiro, na Avenida da Liberdade, em frente à sede da Empresa Pública de Águas Livres (EPAL). Na cerimónia de inauguração, que contou com brindes feitos com garrafas reutilizáveis cheias de água do bebedouro, estiveram presentes o presidente da EPAL, José Sardinha, o ministro do Ambiente e Transição Energética, José Pedro Matos Fernandes, e o vereador da câmara de Lisboa, José Sá Fernandes.
Nos próximos dias vão estar disponíveis mais 30, espalhados por toda a cidade. O projeto tem como objetivo final a instalação de 200 novos bebedouros até 2021.
Os bebedouros estão preparados para serem usados por adultos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, mas também por animais de estimação. Têm um repuxo que permite beber água diretamente do bebedouro, e uma torneira para encher garrafas. Além disso, junto ao solo está incorporado um recipiente metálico pensado para fornecer água aos animais de estimação.
A promoção do hábito de beber água da torneira tem sido uma aposta da EPAL, que assegura que, em Lisboa, a qualidade está garantida. Segundo informação da empresa, a água é controlada por mais de 300 mil análises por ano. Além disso, o consumo de água de torneira tem sido apresentado também como uma forma de reduzir o consumo desnecessário de plástico.