Devido à pandemia da Covid-19, milhares de viagens foram canceladas. Muitos passageiros foram afetados e são cerca de 6700 os que continuam há meses à espera do reembolso dos bilhetes.

A 4 de março, ainda no início da pandemia em Portugal, a Deco — Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor — criou uma linha de apoio para o turista/consumidor que, até 30 de setembro, recebeu o contacto de 6694 passageiros, que reclamaram de atrasos nos reembolsos.

Segundo o "Jornal de Negócios", a Autoridade Nacional de Aviação Civil confirma "um elevado número de reclamações" e a  TAP é a transportados mais visada.  Nas redes sociais são já vários os grupos que protestam contra as transportadoras aéreas. Grande parte dos consumidores são levados a reagendar a viagem ou a aceitar um voucher que poderá ser usado noutra altura, mas nem todos aceitam estas condições e há passageiros que esperam há meses pelo devolução do dinheiro que, legalmente, deve ser feito num prazo de sete dias.

TAP já permite reembolsos em dinheiro para voos suspensos ou alterados devido à pandemia
TAP já permite reembolsos em dinheiro para voos suspensos ou alterados devido à pandemia
Ver artigo

Contactada pelo mesmo jornal, a TAP assumiu "algum atraso" nos pagamentos, devido "ao elevado número de pedidos e à necessidade de analisar individualmente cada pedido" e garantiu que está a "envidar todos os esforços para resolver os pedidos com a maior brevidade possível".

Ana Sofia Ferreira, advogada da Deco afirma ao "JN", citado pelo "Observador" , que "é sonegada informação sobre o direito ao reembolso, o que é uma prática comercial desleal. Aos que não aceitam, a transportadora promete o reembolso, mas ele não é efetivado. Alguns esperam há um, dois, três meses".

A mesma advogada explica ainda que "não houve qualquer medida excecional que viesse alterar os direitos dos consumidores e, em caso de cancelamento pela transportadora, estes têm direito a ser reembolsados. Quando o consumidor desiste da viagem, mas dispõe de uma tarifa que lhe permite alterar ou cancelar a viagem, também tem direito ao reembolso".