
Mais uma demonstração da pontualidade japonesa. Um comboio Shinkansen registou um atraso de apenas 35 segundos, o que levou o condutor a pedir desculpa a todos os passageiros e a reembolsar os bilhetes. Este episódio tornou-se viral e é visto como um exemplo de gestão do tempo que muitos países poderiam seguir, revela o "LiveMint".
O atraso foi ligeiramente superior à média de atrasos do Shinkansen, que estava nos 24 segundos, de acordo com dados de 2016 da Central Japan Railway Company. O pedido de desculpas do condutor e o reembolso dos bilhetes demonstraram como pequenos atrasos são levados muito a sério no Japão.
Este não é um caso isolado. Em 2017, a Tsukuba Express também pediu desculpa publicamente por ter partido 20 segundos antecipadamente e, em 2018, um condutor da Shinkansen também se desculpou por sair 25 segundos adiantado, descrevendo o incidente como "imperdoável", segundo a mesma fonte.
O fundador e diretor não executivo do Kotak Mahindra Bank, Uday Kotak, partilhou a história nas redes sociais, destacando o exemplo de disciplina e compromisso do Japão. A sua publicação tornou-se viral rapidamente, com utilizadores a comentarem sobre a diferença cultural e o respeito pelo tempo dos outros.
“Trata-se de respeitar o tempo dos outros. Tem um impacto muito positivo na economia", disse um utilizador. Outro utilizador escreveu: “Se isso tivesse acontecido na Índia, os indianos não teriam pedido o reembolso ao condutor… Diferença cultural".