Há uma nova aplicação que quer facilitar a ida às compras, evitar filas de espera e aliviar a fase de limitações que a COVID-19 impôs aos estabelecimentos de atendimento ao público.
A aplicação chama-se "Marca a vez" e é de fácil utilização. São precisos apenas três passos: o utilizador escolhe o estabelecimento comercial ao qual se pretende dirigir na plataforma online, marca o horário, verifica as suas escolhas e, no fim, recebe um código que deve apresentar quando se desloca ao local.
De acordo com Sofia Ribeiro, uma das responsáveis pelo projeto, a ideia da aplicação surgiu no início de março, graças às limitações impostas nos estabelecimentos comerciais: “Quando nos deparámos com a nova regra dos estabelecimentos comerciais — que apenas permite a presença de quatro pessoas por cada 100 metros quadrados —, decidimos contribuir de alguma forma que pudesse facilitar as deslocações das pessoas às compras e evitar as filas de espera desnecessárias, reduzindo, também, o tempo de exposição da pessoa fora de casa.”
Numa fase inicial, o sistema prevê que as marcações efetuadas através da plataforma representem apenas 50% da capacidade de cada estabelecimento comercial, mas a percentagem pode vir a ser ajustada consoante a adesão.
A plataforma está pronta para ser disponibilizada a qualquer espaço de atendimento ao público, como supermercados, farmácias, CTT, Lojas do Cidadão e Finanças.
Os espaços de atendimento ao público que querem utilizar a app devem contactar a equipa responsável e, após a adesão, informar os clientes que podem fazer marcações através da plataforma.