Há uma nova aplicação que quer facilitar a ida às compras, evitar filas de espera e aliviar a fase de limitações que a COVID-19 impôs aos estabelecimentos de atendimento ao público.

A aplicação chama-se "Marca a vez" e é de fácil utilização. São precisos apenas três passos: o utilizador escolhe o estabelecimento comercial ao qual se pretende dirigir na plataforma online, marca o horário, verifica as suas escolhas e, no fim, recebe um código que deve apresentar quando se desloca ao local.

Governo estuda implementação de uma app que nos alerta quando estamos em contacto com infetados com COVID-19
Governo estuda implementação de uma app que nos alerta quando estamos em contacto com infetados com COVID-19
Ver artigo

De acordo com Sofia Ribeiro, uma das responsáveis pelo projeto, a ideia da aplicação surgiu no início de março, graças às limitações impostas nos estabelecimentos comerciais: “Quando nos deparámos com a nova regra dos estabelecimentos comerciais — que apenas permite a presença de quatro pessoas por cada 100 metros quadrados —, decidimos contribuir de alguma forma que pudesse facilitar as deslocações das pessoas às compras e evitar as filas de espera desnecessárias, reduzindo, também, o tempo de exposição da pessoa fora de casa.”

Numa fase inicial, o sistema prevê que as marcações efetuadas através da plataforma representem apenas 50% da capacidade de cada estabelecimento comercial, mas a percentagem pode vir a ser ajustada consoante a adesão.

A plataforma está pronta para ser disponibilizada a qualquer espaço de atendimento ao público, como supermercados, farmácias, CTT, Lojas do Cidadão e Finanças.

Os espaços de atendimento ao público que querem utilizar a app devem contactar a equipa responsável e, após a adesão, informar os clientes que podem fazer marcações através da plataforma.