Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão sob aviso amarelo até às 18 horas desta quarta-feira, 24 de agosto, devido à previsão de trovoada e aguaceiros, que poderão ser de granizo, em especial no interior norte e centro. O alerta foi dado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê ainda uma ligeira descida da temperatura.

A penúltima semana do mês de agosto não beneficia aqueles que aproveitam os últimos dias de férias, uma vez que o cenário não vai mudar muito até, pelo menos, sábado, 27.

De caramelo salgado ou sumo de laranja. Com este calor, o que vai bem é mesmo um geladinho
De caramelo salgado ou sumo de laranja. Com este calor, o que vai bem é mesmo um geladinho
Ver artigo

Esta quarta-feira, 24, a previsão é de períodos de céu muito nublado, particularmente no litoral, e a possibilidade de trovoada e aguaceiros, que podem ser de granizo, nas regiões norte, centro e Alto Alentejo. A temperatura também vai mudar, registando-se uma descida da temperatura máxima, em especial no norte e centro.

Na quinta-feira, 25, o céu vai estar muito nublado em algumas regiões apenas no período da manhã e há novamente previsão de aguaceiros dispersos e de trovoada, em especial em zonas de montanha. Contrariamente ao dia anterior, haverá uma pequena subida da temperatura máxima no litoral norte, no centro e no Algarve.

Na sexta-feira, 26, o cenário é igual, com nova subida de temperatura máxima, mas no sábado, 27, volta a arrefecer em todo o País.

Ainda assim, até lá, os termómetros vão andar acima dos 30ºC em várias regiões de Portugal continental, oscilando entre os 22ºC e os 34ºC de máxima esta quarta-feira, 24, e os 23ºC e 37ºC no sábado, de acordo com a previsão do IPMA.

O estado do tempo para os próximos dias deve-se "à ação conjunta de um anticiclone localizado a norte do arquipélago dos Açores, por uma depressão de origem térmica sobre a Península Ibérica e por uma depressão em altitude que atravessará [esta quarta-feira] o território do continente", de acordo com o IPMA, citado pela CNN Portugal.