Era suposto ser um encerramento temporário para obras, mas os atrasos relacionados com a insolvência do empreiteiro responsável pelo projeto inicial fizeram com que fosse aberto um novo concurso público. Encerrado desde 2017, o metro de Arroios encontra-se agora com as obras em fase de conclusão, estando a reabertura ao público prevista até ao final do mês de setembro.
A informação foi avançada pelos representantes do Metropolitano de Lisboa a Margarida Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Arroios, que, no passado dia 18 de junho, visitou a estação para perceber o ponto da situação.
Segundo a Junta de Freguesia de Arroios, durante a visita constatou-se a existência de novas acessibilidades à estação, que passarão a ser dotadas de dois elevadores que permitem o acesso entre a rua e o cais de embarque. Além disso, foi ainda inserido um painel de azulejos da autoria de Nikias Skapinakis numa das plataformas e mantidas as intervenções plásticas de Maria Keil, existentes desde que a estação foi inaugurada em 1972, informa a Junta em comunicado enviado à redação.
Vítor Carvalho, secretário da Junta de Freguesia de Arroios, acredita que esta reabertura trará vários benefícios à zona. "A nossa expectativa é que a reabertura da estação de metro venha dinamizar o comércio que foi muito afetado e que facilite, obviamente, a deslocação e circulação não apenas das pessoas que moram em Arroios como também de pessoas da freguesia da Penha de França que saem em Arroios para apanhar outros transportes", diz à MAGG.
Para Vítor Carvalho foi notório o impacto negativo que o encerramento do metro teve para a zona de Arroios.