O Ascensor da Nazaré, no distrito de Leiria, está encerrado ao público a partir desta quarta-feira, 10 de setembro, sem data prevista para reabertura, anunciou a autarquia em comunicado, escreve o "Correio da Manhã". A decisão surge no âmbito de uma avaliação técnica nacional aos equipamentos de transporte por cabo, medida que visa reforçar a segurança dos utilizadores.

De acordo com os Serviços Municipalizados da Nazaré, o ascensor foi recentemente alvo de inspeções por entidades externas especializadas, como o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), que não identificaram qualquer reserva à sua utilização.

Calçada da Glória reabre ao trânsito pedonal após tragédia. Restantes elevadores continuam parados
Calçada da Glória reabre ao trânsito pedonal após tragédia. Restantes elevadores continuam parados
Ver artigo

No entanto, as entidades reguladoras recomendaram a substituição do cabo de tração, intervenção já prevista para outubro. Assim, e enquanto não houver nova validação técnica, o equipamento permanecerá parado.

Durante o período de encerramento, será assegurado um serviço alternativo de transporte por autocarro, garantindo a mobilidade entre a praia e o Sítio da Nazaré.

Esta decisão surge depois da tragédia em Lisboa, onde o descarrilamento do Elevador da Glória matou 16 pessoas. Relativamente aos restantes elevadores e funiculares da capital —elevadores da Bica e do Lavra e funicular da Graça —, não existe uma data de reabertura. “Enquanto não estiverem esclarecidas e asseguradas as condições de segurança, não poderão estar em condições de abrir ao público”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Lisboa Filipe Anacoreta Correia à rádio “Observador”.