Para o arranque de 2020, o Metropolitano de Lisboa anunciou esta quarta-feira, 8 de dezembro, que vai proceder à renovação completa dos assentos de todos os comboios que estejam em circulação. A ideia é substituir os atuais forros de tecido por outro tipo de bancos que, apesar de semelhantes, vão contar com um novo revestimento.
Segundo o comunicado enviado às redações, os novos bancos das carruagens vão passar a ser revestidos "com um produto de origem nacional" e com um custo muito inferior em relação aos atuais. Além disso, vão ser "amigos do ambiente e mais fáceis de manter", já que o novo tecido é formado por um "compósito de cortiça" onde é a mais "percetível a sua textura e a sua cor natural".
A alteração dos bancos também tem que ver com a questão da durabilidade que, segundo revela o Metropolitano de Lisboa, tem uma previsão de 15 anos e é superior à da atual com revestimento em tecido. O novo material será ainda mais fácil de limpar.
"Com os novos bancos, mais ergonómicos e resistentes, as carruagens do Metro vão receber este material natural, que é nacional e amigo do ambiente, cumprindo os requisitos de emissão de fumos e gases tóxicos, conferindo ao interior das carruagens um aspeto rejuvenescido e totalmente modernizado", pode ler-se no comunicado oficial.
Depois de, em meados de 2013, o Metropolitano de Lisboa ter disponibilizado este material em regime experimental em seis carruagens, a substituição total vai ser feita ao longo de 2020 nas oficinas do Metro. No entanto, a empresa garante que "duas novas unidades triplas" vão ser renovadas semanalmente com os novos bancos revestidos de cortiça.