O cardeal-patriarca Manuel Clemente anunciou que, este ano, a Missa do Galo na Sé de Lisboa vai ser celebrada às 23h em vez das habituais 00h, de modo a que as pessoas "possam regressar a casa com tempo e calma", cita o "Jornal de Notícias". Assim, os fiéis terão mais tempo para cumprir o recolher obrigatório a partir das 2h nas noites de 24 e 25 de dezembro imposto pelo Governo.

"Vai haver Missa do Galo. Tem que ser um bocadinho mais cedo porque depois, vem logo o confinamento a seguir, mas celebraremos Missa do Galo", disse, em declarações à SIC esta terça-feira. A missa será realizada com os habituais cuidados, de modo a evitar as contaminações durante a eucaristia.

Pode ir passar o Natal a casa. António Costa anuncia medidas menos restritivas
Pode ir passar o Natal a casa. António Costa anuncia medidas menos restritivas
Ver artigo

"Com distância, com resguardo. Eu creio que as restrições serão suficientes se nós próprios correspondermos, ou seja, não é apenas com estas disposições legais para emergência é também com uma atitude constante, diária, permanente da nossa parte que para nos protegermos a nós e protegermos os outros temos que ter estes cuidados”, acrescentou Manuel Clemente depois da celebração da missa do Dia da Imaculada Conceição, esta terça-feira, 8.

Apesar do anúncio de Manuel Clemente ser apenas para a Sé de Lisboa, o mesmo deverá ser aplicado pelas restantes paróquias do País, de acordo com o jornal "Expresso". 

A declaração do cardeal-patriarca surge três semanas após o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, ter dito que a tradicional Missa do Galo seria suspensa caso os números da COVID-19 continuassem preocupantes, segundo o "Jornal I".

Contudo, após o primeiro-ministro ter anunciado as medidas para o Natal, que permitem que os portugueses passem o Natal em família com a devida contenção, D. José Ornelas afirmou à Rádio Renascença que as igrejas vão estar "bem preparadas" para receber os fiéis no Natal, "para que se celebre com alegria, mas, ao mesmo tempo, com as normas e as proteções a que estamos habituados e que têm dado resultado”.

A Missa do Galo já está a ser preparada e um conjunto de medidas a aplicar na época de Natal será definido esta quarta-feira, 9 de dezembro, na reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal.