Todos os tipos de rosto têm os seus pontos positivos que podem ser realçados com o cabelo. Contudo, para as pessoas que não se sentem confortáveis com o seu tipo de rosto, há diversas maneiras de criar ilusões de forma a disfarçarem certos detalhes.
A experiência mostra que os efeitos ópticos ajudam bastante, por isso fomos falar com especialistas que nos indicaram penteados, técnicas de corte e até de pintura que vão favorecer a sua cara e o corpo.
Anabela Pereira dos Manubela Cabeleireireiros começa por dizer que cada vez mais existem técnicas, quer a nível de cor como de corte, que se podem adaptar a cada rosto.
Paula Canedo de Canedo Cabeleireiros, cabeleireira há mais de 35 anos, indica que além do contouring e dos acessórios, o cabelo é uma grande arma no que diz respeito à forma de rosto que desejamos: "Devemos ter sempre em conta que cabelos demasiado lisos e sem volume, criam um efeito ‘’escorrido’’, o que foca a atenção na dimensão do nosso rosto. Desta forma, aconselhamos sempre a dar volume à raíz, criando mais estrutura no cabelo e desta forma desviando a atenção da dimensão do nosso rosto."
Paula aconselha o uso de cortes fluídos, para criar camadas no cabelo, o que lhe confere movimento e lhe dá protagonismo. "Franjas fluídas e longas ajudam a emoldurar o rosto arredondado, retirando-lhe dimensão." Essas franjas são ótimas para rostos ovais, como diz Alexandra Padinha, sócia-gerente e responsável Técnica do Grupo Cidália e cabeleireira há 30 anos.
Paula acrescenta ainda que cabelos longos ajudam a criar a ilusão de rosto mais alongado. Mas para quem prefere usar o cabelo médio ou curto, a cabeleireira aconselha um bob mais longo à frente e mais curto atrás. "Desta forma sentimos o cabelo curto, mantendo o rosto alongado com a parte mais comprida à frente." Para Anabela, cabeleireira há 29 anos, um corte que é muito fácil de adaptar a vários tipo de rosto é o Shaggy Bob, "porque se expressa de uma forma muito elegante na linha do ombro ao qual a textura e o movimento faz dele uma excelente opção."
E embora cabelos encaracolados possam ajudar a afunilar o rosto, Paula acrescenta que "caracóis mal tratados criam um aspecto crespo e com frizz, aumentando o volume não só do rosto, como também da cabeça."
No que toca ao estilo do cabelo, usar risco ao lado ajuda a criar assimetria no rosto, "conferindo um efeito de rosto mais fino."
Quanto aos penteados, Paula diz que uma das melhores formas de disfarçarmos o nosso rosto é com rabos-de-cavalo e tranças. "Estes dois hairstyles são bastante divertidos pois podemos complementá-los com acessórios, como lenços coloridos. No entanto, devemos ter sempre em atenção que queremos looks fluídos e não demasiado apertados: ao apertarmos demasiado estamos a tirar volume e movimento ao cabelo, passando a atenção para o nosso rosto." Para dar o efeito mais descontraído e não tão apertado, use fios de cabelo solto para emoldurar a cara.
Maria Lourenço, hairstylist há 30 anos, prefere os coques. São "fáceis de fazer, afinam o rosto e dão uma ilusão de ótica, dando a sensação que é mais alta." Para Maria, também os cabelos semipresos são uma ótima opção. Alexandra Padinha, acrescenta que um penteado apanhado estilo Mowhack também é ótimo para "favorecer um rosto muito redondo, ao deixar o rosto mais exposto e uma ilusão de maior altura."
Para finalizar, Paula Canedo dá ainda outra dica, e esta envolve a pintura. Fazer madeixas alonga o rosto, uma vez que "as cores claras chamam mais à atenção do que as cores escuras". Ao termos os crescimentos mais escuros que as pontas, divergimos a nossa atenção de cima para baixo, o que ajuda a alongar o rosto. Uma das melhores técnicas para este efeito é o ombre hair." Maria Lourenço acrescenta que fazer madeixas à volta do rosto é perfeito, porque "dão profundidade."