A franja é um dos cortes de cabelo tendência desta estação. Muitas mulheres quiseram antecipar-se e adotaram o penteado ainda antes de entrarmos todos em quarentena. Provavelmente, agora estão arrependidas. É que deve ser um dos cortes que obrigam a uma manutenção mais regular, para que fique sempre equilibrado. Mas e como é que isso se faz em casa?

Para todas aquelas que precisam de cuidar da sua franja em casa, e para aquelas que querem cortar a franja nesta altura, temos umas dicas. Paras as cabeleireiras Olga e Irene, do Moscow Beauty Bar, o primeiro passo é evitar cortar o cabelo quando ele estiver molhado. Outro erro a não cometer: inclinar a cabeça para trás, porque isso fará com que corte o cabelo em demasia.

Barbeiro dá dicas para que consiga cortar ou aparar o cabelo em casa (idealmente com ajuda)
Barbeiro dá dicas para que consiga cortar ou aparar o cabelo em casa (idealmente com ajuda)
Ver artigo

A hair artist Cristina Rodrigues começa por dizer que para cortarmos corretamente a franja devemos fazer uma divisão em triângulo de forma a isolarmos a quantidade de cabelo que queremos cortar ou aparar. "De seguida, penteamos esse cabelo para a frente e depois com a ponta dos dedos agarramos em secções de meio centímetro de cabelo e com uma tesoura (de preferência com os bicos arredondados para melhor segurança), fazemos o movimento de abrir e fechar, de forma descendente, ou seja, de cima para baixo. Devemos começar por cortar a secção que fica a meio da testa, ou por cima do nariz, e essa vai ser a nossa guia. Depois, prosseguimos o corte, madeixa a madeixa, até à zona lateral de um lado e do outro. Por fim, e agora com a tesoura a direito/na horizontal “limpamos” e acertamos (opcional) os cabelos que caem incertos."

Já a hair stylist Mafalda Perfeito diz que cortar a franja é uma óptima opção para quem quer fazer um refresh ao seu visual sem passar por uma mudança drástica. "A franja pode emoldurar o rosto, esconder partes indesejada, salientar ou disfarçar o formato do rosto, dar movimento e leveza ao cabelo." Por outro lado, uma franja não adequada pode estragar totalmente um visual. Dito isso, Mafalda aconselha a que a franja seja cortada por um profissional, mas independentemente de qual for a franja escolhida, "deve ser integrada no corte, encaixando num look total, tendo em conta todas as características do cabelo: textura, movimento e cor."

Franjas. O penteado que vai ver em todo o lado em 2020
Franjas. O penteado que vai ver em todo o lado em 2020
Ver artigo

Depois do corte, vem o styling. E aqui Mafalda Perfeito tem uma dica para secar bem a franja: "Nunca, mas nunca, no momento de a secar, a deve contrariar. Logo após a lavagem, devemos colocar imediatamente a franja no lugar e na direção que desejamos, e secar sempre orientando com a ajuda do secador. À medida que a franja vai crescendo podemos e devemos adapta-la ao resto do cabelo e fazer penteados que a valorizem."

Já para as que querem aproveitar esta fase para deixar crescer a franja, Cristina diz que um dos truques que ela própria usa é "desfiar um pouco no meio da franja para que ela passe a abrir ao meio. Se se sentir melhor de risco ao lado, pode usar a mesma técnica mas desta vez na zona onde quer que o cabelo abra. O uso de um produto de styling tipo sérum ou uma cera pode ajudar nesta fase."

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.