Fazer exercício faz maravilhas ao corpo e à cabeça, mas há uma parte que costuma ficar esquecida: o cabelo. Quem o diz é Bruna Santana, hair artist, que garante que muitos dos danos capilares que aparecem em quem treina regularmente não têm nada que ver com genética, mas sim com os maus hábitos no ginásio.
“O suor, o cabelo apanhado, o atrito com a roupa e a frequência das lavagens podem fragilizar os fios e o couro cabeludo, se não forem geridos corretamente”, explica Bruna Santana, em comunicado, que pode conhecer das redes sociais de Madalena Abecasis, dado que é a esta especialista que a influenciadora digital confia os seus fios.
Para evitar que a sua rotina fitness comprometa a saúde do cabelo, adote estes quatro hábitos sugeridos pela hair artist.
1. Prenda o cabelo, mas com cuidado
A menos que tenha um corte bem curto, prender o cabelo durante o treino é obrigatório. Mas não vale tudo. Bruna Santana destaca que a técnica usada faz toda a diferença. “Se prender o cabelo, opte por elásticos revestidos em tecido, ganchos sem metal e penteados suaves, como tranças soltas ou coques leves. Evite rabos-de-cavalo muito apertados, para prevenir a queda por tração e proteger a raiz.”
2. Lavar todos os dias? Talvez não seja preciso
A velha ideia de que quem treina precisa de lavar o cabelo diariamente já não é regra. Com soluções como o champô seco, é possível intercalar lavagens sem comprometer a higiene. Mas tudo depende da intensidade do treino, do tipo de cabelo e das características de cada pessoa. “O importante é perceber quando o cabelo realmente precisa de ser lavado e escolher sempre produtos de qualidade, recomendados pelo seu Hair Artist”, afirma a especialista.
3. Leve os seus produtos para o ginásio
Se leva maquilhagem, escova e meia dúzia de essenciais na mala de treino, também deve levar o seu kit de cuidados capilares. Champô, condicionador e leave-in adaptados ao seu cabelo devem acompanhá-la para todo o lado. “Se tiver que usar secador, lembre-se do seu protetor térmico”, reforça Bruna Santana.
4. Reduza o styling
No fim do treino, evite produtos de styling demasiado pesados e solte o cabelo o quanto antes. Deixar o couro cabeludo respirar é meio caminho para manter os fios saudáveis. “Dar-lhe a devida atenção permite manter os fios fortes, bonitos e saudáveis, mesmo para quem treina todos os dias", concluiu a hair artist.