As deslocações de trotinete por Lisboa vão ter novas regras, a entrar em vigor a qualquer momento. A palavra de ordem é "limite": limite de velocidade, limite quanto ao sítio onde as estaciona e limite para com o número destes veículos que podem estar a circular em simultâneo.

Na origem desta atualização está um acordo assinado pela Câmara Municipal de Lisboa e pelos cinco operadores destes veículos na capital. As medidas podem ser adotadas a qualquer momento a partir desta segunda-feira, 9 de janeiro, embora exista um prazo máximo de 60 dias.

Carro varre duas trotinetes no centro do Porto, mata um condutor e fere o outro com gravidade
Carro varre duas trotinetes no centro do Porto, mata um condutor e fere o outro com gravidade
Ver artigo

Este acordo prevê a existência de um limite de velocidade para as trotinetes. A partir de agora, não poderão andar a mais de 20 quilómetros por hora. O presidente da câmara, Carlos Moedas, gostava que este valor ainda "fosse um pouco mais baixo".

Além disto, deixa de poder abandonar as trotinetes em locais à sua escolha, já que terão pontos de estacionamento próprios e obrigatórios, assim como refere o Sapo 24.

No caso de não serem estacionadas nestes sítios designados, a viagem não fica concluída, o que significa que o dinheiro continua a ser retirado da conta através da aplicação, como se a viagem ainda estivesse a decorrer.

O cerco aperta para este meio de transporte. Em dezembro de 2022, a Polícia Municipal do Porto começou a fiscalizar e a multar os condutores de trotinetes por motivos como estacionamentos em cima do passeio, desrespeito por semáforos e circulação em sentido contrário.