Há mais 11 mortes e 2101 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta quinta-feira, 15 de outubro, pela Direção-Geral da Saúde, no novo boletim epidemiológico. Estes valores representam um acréscimo de mais 29 novos casos de infeção mas menos mortes face aos dados desta quarta-feira, 14 de outubro.
Os números desta quinta-feira surgem um dia depois de Portugal ter atingido um novo recorde de casos e de António Costa ter anunciado que o País inteiro iria voltar ao estado de calamidade — sendo que as medidas mais rigorosas de contenção e de combate à pandemia entraram em vigor a partir da meia-noite desta quarta-feira.
Os ajuntamentos voltaram a estar limitados a cinco pessoas, em zonas comerciais ou de restauração e em eventos de natureza familiar, como casamentos e batizados, estes últimos reduzidos a um máximo de 50 participantes.
Além disto, o governo quer que o uso de máscaras nas ruas passe a ser obrigatório. Essa medida, no entanto, terá de ser levada ao Parlamento para ser discutida e votada pelos restantes partidos.
Outra das medidas rigorosas proposta pelo Executivo é a intenção de obrigar a instalação e o uso da aplicação StayAway Covid em contexto específicos — nas escolas e em contexto laboral.