Ao que tudo indica, este fim de semana (19 e 20 de agosto) vai ser bastante bipolar em termos metereológicos. Existirão aguaceiros em certas regiões do País, enquanto noutras os termómetros atingirão os 39ºC. No entanto, há uma constante: nuvens.
Para sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê "céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral oeste, com ocorrência de períodos de chuva até meio da tarde. Pequena subida da temperatura máxima".
Vai chover em Viana do Castelo, em Braga e no Porto. As nuvens estarão por todo o País, incluindo as ilhas. Évora chegará aos 37ºC (e aos 17ºC de mínima). Já Lisboa não ultrapassará os 32ºC (nem os 21ºC). Em Beja e em Castelo Branco a amplitude será entre os 36ºC e os 18ºC.
Já em Faro, no Algarve, os termómetros vão oscilar entre os 35ºC e os 21ºC. Na Madeira estarão entre os 29ºC e os 22ºC e nos Açores a mínima será de 19ºC e a máxima de 26ºC. No domingo, a chuva chegará aos Açores, mas a Madeira vai ficar ainda mais quente, entre 32ºC e 23ºC.
A chuva vai parar, mas nuvens vão permanecer e as temperaturas vão subir, "exceto no litoral das regiões norte e centro". Lisboa terá 34ºC (21ºC de mínima), o Porto 25ºC (e 17ºC de mínima), Castelo Branco chegará aos 37ºC (com 21ºC de mínima) e Évora e Faro vão atingir os 39ºC.