Esta quarentena teve fenómenos interessantes. O tempo extra em casa deu para retomarmos atividades há muito paradas ou até mesmo para nos aventurarmos em coisas nunca antes tentadas. Era pão a sair dos fornos, bordados a sair-nos das mãos, paredes pintadas e móveis restaurados. É que já que era para passar mais tempo em casa, que a casa estivesse mais acolhedora.
Para dar essa sensação de aconchego e também para trazer um pouco essa sensação de natureza quando a nova realidade nos mete dentro de quatro paredes, são muitas as pessoas a aventurarem-se no mundo da jardinagem, seja com hortas na varanda, vasos com aromáticas ou simplesmente plantas e flores nos vasos.
Ainda que estejamos já a desconfinar, há quem ainda não se aventure para hortos e lojas físicas e prefira a segurança de uma compra online. Não há problema, as lojas sabem disso e, tal como o resto do País, também se adaptaram a um negócio sem contacto.
Veja aqui as lojas nas quais pode encomendar plantas para lhe encherem a casa de verde.
Horto do Campo Grande
Um clássico de todos os que já estão habituados a ter plantas em casa. É que naquele oásis plantado — desculpem, não resistimos ao trocadilho — em pleno centro de Lisboa, há mesmo de tudo para quem quer ter natureza em casa.
Trepadeiras, flores, aromáticas, árvores de fruto, substrato, adubos, vasos e utensílios de poda. No Horto do Campo Grande encontra mesmo de tudo e com uma equipa que conhece cada uma das espécies ao pormenor.
Durante a pandemia, mantiveram-se abertos, ainda que com restrições, mas ampliaram a loja online e criaram inclusive um serviço de informação através do Whatsapp. Através de videochamadas (número do horto de Lisboa 964514304), os clientes podem ver as plantas que pretendem comprar e receber aconselhamento técnico.
Super Botânica
"A nossa proposta é trazer para a sua vida na cidade as cores, formas e texturas dos trópicos", escrevem na apresentação que fazem no site. E venham elas.
Não são floristas nem têm um viveiro, mas garantem que ali estão as plantas mais originais e que todas elas vêm com manual de instruções.
Por exemplo, se comprar uma Monstera Deliciosa, saiba requer pouca atenção e é de fácil manutenção. Ufa, estamos safos. Mas saiba também as folhas devem ser limpas com um pano húmido, que só se deve regar quando o solo estiver seco e que deve ser usado fertilizante líquido uma vez por mês durante o verão.
Toda esta informação vem num cartão que acompanha cada planta, o que ajuda a diminuir o número de plant killers desta cidade.
Bioma Plants
A Bioma é uma marca portuguesa de plantas de interior que quer que cada pessoa compre a plana mais indicada para si e para a sua casa. Não vale a pena comprar uma que precise de luz para a pôr numa cave ou uma tóxica para animais se tem a casa cheia de gato, certo? Aliás, no site encontrar até toda uma secção dedicada só a plantas pet friendly.
Para que cada vez mais pessoas façam a escolha acertada, a Bioma divide o site por especificidades, como a pouca luminosidade de uma casa ou as plantas que são purificadoras de ar. Ao clicar, fica a saber todos os pormenores de cuidado e todas as características da planta para que a compra seja o mais consciente possível.
Viveiros Vitor Lourenço
São um clássico para quem procura não só plantas, como todos os utensílios e extras que elas precisam.
No site, encontra desde plantas de interior, como floreiras para o jardim, catos, suculentas, ervas aromáticas e até tomateiros. Há ainda vasos, regadores e substratos, que isto de ter uma planta requer algum compromisso.
Urban Jungle
Na Urban Jungle junta-se a paixão por plantas com a paixão pelo design. E isso nota-se nas fotografias com as quais mostram os produtos e na curadoria que fazem não só das plantas, como dos acessórios.
Têm o serviço de ir montar jardins verticais a casa ou fazer paisagismo de interiores, mas vendem plantas de interior para todos os gostos e intensidades de luz. Na dúvida, vá à Plantapédia, uma seção no site dedicada a tirar todas as dúvidas. Lá encontra artigos sobre quais as melhores plantas para ter num quarto ou, por exemplo, e bastante importante, o texto com o título "Como não matar uma planta de interior".