"Palhaços na Linha" é o novo projeto da Operação Nariz Vermelho que inclui visitas virtuais  e que permite aos Doutores Palhaços chegar, pela internet, às crianças internadas em vários serviços pediátricos do País. Criada com o objetivo de levar alegria às crianças hospitalizadas, esta iniciativa está já em funcionamento em 13 hospitais e surge como uma alternativa até que seja possível voltar a realizar visitas presenciais.

"Super-heróis" desceram as paredes do Hospital de Braga e deixaram presentes para as crianças internadas
"Super-heróis" desceram as paredes do Hospital de Braga e deixaram presentes para as crianças internadas
Ver artigo

"O 'Palhaços na Linha' é todo um outro nível. Permite criar números específicos em cada quarto e com cada criança, ajudando-a a afastar-se, por momentos, da realidade que vive no hospital", começa por explicar Fernando Escrich, Diretor Artístico da Operação Nariz Vermelho, em comunicado enviado à redação.  "Os Doutores Palhaços deram mais uma vez rédea solta à sua criatividade, montaram estúdios nas suas casas para terem cenários incríveis para as videochamadas, e conseguem através delas criar uma proximidade muito maior com a criança, o 'olhos-nos-olhos' que não tínhamos desde o início da pandemia", acrescenta.

O novo modelo de interação em tempo real permite a uma dupla de Doutores Palhaços interagir, por videochamada, com as crianças reconquistando o contacto próximo e personalizado, ainda que de forma virtual. Segundo Fernando Escrich, o nome "Palhaços na Linha" surge por duas razões. "Primeiro, porque estamos 'em linha com os nossos pacientes'. E, segundo, porque vamos manter-nos 'na linha', a cumprir todas as normas, a seguir todas as regras, mas a alegrar as nossas crianças na mesma."

ONV
créditos: Vera Mendes

A iniciativa já vinha a ser pensado há algum tempo e sucede a "TV ONV" — o canal de YouTube que a associação lançou em março, para disponibilizar vídeos diários dos Doutores Palhaços.

De momento, o projeto "Palhaços na Linha" está em funcionamento em 13 hospitais: Garcia de Orta (Almada), Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (Amadora), Beatriz Ângelo (Loures), Hospital de Cascais, Hospital do Barreiro, Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital de Santa Maria, IPO-Porto, Centro Materno-Infantil do Norte, Centro Hospitalar de Gaia-Espinho, Hospital Pediátrico de Coimbra e Hospital de Braga.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.