Imagine-se a chegar a casa depois de um longo dia de trabalho, exausto e com o único objetivo de descontrair no sofá enquanto bebe um bom copo de vinho ou uma cerveja bem fresquinha. Sem mais demoras, liberta-se das malas e pastas que trouxe consigo, dos sapatos, das meias e da restante roupa — e se quiser seguir à risca uma tendência nórdica que está a dar que falar, é mesmo de roupa interior que vai permanecer o resto da noite enquanto desfruta da sua bebida.
A tendência pantsdrunk, expressão que nasce do termo finlandês kalsarikänni, significa literalmente "beber em casa, sozinho, em roupa interior". Está a tomar de assalto a Finlândia e baseia-se no simples conceito de terminar os seus dias a relaxar com uma bebida da sua eleição, sentado no sofá, a beber em roupa interior, sem qualquer preocupação com as pressões sociais.
E é fácil perceber como é que esta moda se tornou tão popular na Finlândia, um país com temperaturas geladas durante mais de nove meses por ano, onde a luz solar escasseia e o gelo nas estradas abunda — se em Portugal nos soa muito melhor beber um cocktail ao final da tarde numa esplanada, as condições atmosféricas do país nórdico são razões mais do que suficientes para conseguirmos perceber o apelo de beber uma cerveja no conforto do lar.
Para os finlandeses, é bastante simples abraçar a tendência pantsdrunk: basta ter cerveja ou vinho à mão, roupas confortáveis e zero vontade de sair de casa. Porém, e apesar de o termo original ditar que se deve beber sozinho, não há razão para o pantsdrunk ser uma atividade solitária. Pode ser desfrutada na companhia de um bom amigo, um familiar próximo e até do parceiro — e a atividade até pode melhorar a relação, aumentando a intimidade do casal.
E antes que se questione sobre a validade desta fórmula, a verdade é que o pantsdrunk já se tornou política oficial. Há cerca de três anos, a unidade de diplomacia pública do Ministério dos Negócios Estrangeiros finlandês lançou dois emojis de pessoas a beber em roupa interior, sentados no sofá — um homem de cuecas com uma cerveja e uma mulher com um copo de vinho tinto — em representação da cultura finlandesa.