Imagine-se a chegar a casa depois de um longo dia de trabalho, exausto e com o único objetivo de descontrair no sofá enquanto bebe um bom copo de vinho ou uma cerveja bem fresquinha. Sem mais demoras, liberta-se das malas e pastas que trouxe consigo, dos sapatos, das meias e da restante roupa — e se quiser seguir à risca uma tendência nórdica que está a dar que falar, é mesmo de roupa interior que vai permanecer o resto da noite enquanto desfruta da sua bebida.

A tendência pantsdrunk, expressão que nasce do termo finlandês kalsarikänni, significa literalmente "beber em casa, sozinho, em roupa interior". Está a tomar de assalto a Finlândia e baseia-se no simples conceito de terminar os seus dias a relaxar com uma bebida da sua eleição, sentado no sofá, a beber em roupa interior, sem qualquer preocupação com as pressões sociais.

E é fácil perceber como é que esta moda se tornou tão popular na Finlândia, um país com temperaturas geladas durante mais de nove meses por ano, onde a luz solar escasseia e o gelo nas estradas abunda — se em Portugal nos soa muito melhor beber um cocktail ao final da tarde numa esplanada, as condições atmosféricas do país nórdico são razões mais do que suficientes para conseguirmos perceber o apelo de beber uma cerveja no conforto do lar.

Estudo. Afinal nem um copo de vinho por dia faz bem
Estudo. Afinal nem um copo de vinho por dia faz bem
Ver artigo

Para os finlandeses, é bastante simples abraçar a tendência pantsdrunk: basta ter cerveja ou vinho à mão, roupas confortáveis e zero vontade de sair de casa. Porém, e apesar de o termo original ditar que se deve beber sozinho, não há razão para o pantsdrunk ser uma atividade solitária. Pode ser desfrutada na companhia de um bom amigo, um familiar próximo e até do parceiro — e a atividade até pode melhorar a relação, aumentando a intimidade do casal.

E antes que se questione sobre a validade desta fórmula, a verdade é que o pantsdrunk já se tornou política oficial. Há cerca de três anos, a unidade de diplomacia pública do Ministério dos Negócios Estrangeiros finlandês lançou dois emojis de pessoas a beber em roupa interior, sentados no sofá — um homem de cuecas com uma cerveja e uma mulher com um copo de vinho tinto — em representação da cultura finlandesa.