Parece que, no Parlamento, a política não é o único talento dos deputados. Isto porque, fora dele, os representantes dos diversos partidos transformam-se em verdadeiros artistas. A prova disso é que, tendo em conta os acontecimentos dos últimos dias, há dois deputados que até parecem ter vocação para o mundo das artes: Luís Gomes, do PSD, e André Ventura, do Chega.
Apesar de, na política, dispensarem apresentações, os portugueses ficaram surpreendidos com a sua aptidão para o canto e para a dança. Isto porque Luís Gomes é o intérprete de uma música bastante romântica e André Ventura, num vídeo viral do Tiktok, tirou o pé do chão ao som de um tema cujo mote passa por criticar o presidente, Lula da Silva. É caso para dizer que, se ambos se juntassem e criassem um programa de talentos, talvez pudesse chamar-se "Parlamento's Got Talent".
Mas vamos por partes. Luís Gomez, de nome artístico, lançou a faixa "Leva-me contigo" esta sexta-feira, 14 de abril, e é um dos temas mais falados do momento. Isto porque, em apenas cinco dias, o videoclipe chegou às tendências do Youtube e conta com quase 200 mil visualizações.
Além da letra, que transborda sentimentos de paixão (e que se afigura quase como uma versão moderna da poesia trovadoresca), o vídeo foi amplamente divulgado devido à personalidade que se constitui como par romântico do deputado social-democrata: Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que ascendeu ao cargo em janeiro de 2016.
Nesta produção, gravada num jardim de Águeda, Aveiro, a bastonária parece melindrada, enquanto elimina fotografias do político do seu telemóvel. "Não deixes que morra o nosso amor, leva-me contigo", é uma das estrofes que compõem a letra, pintando a trama do videoclipe simultaneamente.
No caso de André Ventura, o talento com que os portugueses se entretiveram foi outro. Não passa pelo canto, uma vez que fez playback, mas pela dança, que parece ser uma das suas virtudes. Mas o que é que levou o presidente do Chega a tirar o pé do chão? A estratégia que o partido da direita está a levar a cabo contra a visita do presidente brasileiro a Portugal – desta vez, no Tiktok.
Em conjunto com outros colegas do Chega, o líder partidário dançou ao som de um tema cuja estrofe principal diz: "Foi com um papo de picanha que o Lula te enganou. Acreditou nessa mentira e a picanha nem chegou". Isto porque estamos a uma semana da sessão de boas-vindas de Lula da Silva, que vem a Portugal para discursar na Assembleia da República – uma visita à qual o Chega se tem oposto, tendo inclusivamente marcado, para esse mesmo dia, uma manifestação.
Esta é uma paródia que tem circulado nas redes sociais brasileiras, aludindo para as promessas eleitorais do chefe de Estado brasileiro, que garantiu que, aquando a vitória do seu partido, o Partido dos Trabalhadores, o povo brasileiro iria voltar a comer picanha e a beber cerveja aos fins de semana. Durante o vídeo, o líder e vários deputados do Chega aparecem a fazer o "L", símbolo que se refere ao presidente brasileiro, e a apontar para o mesmo.
O vídeo, publicado há menos de 24 horas, ficou viral no Tiktok e conta com mais de 700 mil visualizações. E é nesta rede social que André Ventura ocupa o primeiro lugar do pódio, sendo o líder partidário mais seguido da plataforma, aglomerando um total de 75 mil seguidores.