Passavam poucos minutos das 15h30 quando chegou a Lisboa esta quinta-feira, 8 de outubro, um voo vindo de Istambul, Turquia, no qual viajavam cerca de 150 pessoas, entre as quais um homem infetado com COVID-19. À chegada, o passageiro de nacionalidade ucraniana foi isolado, conforme confirmou a ANA - Aeroportos de Portugal ao "Correio da Manhã".

"O passageiro foi levado para a sala de isolamento do aeroporto — com condições próprias — e contactada de imediato a autoridade de saúde para prosseguir os procedimentos adequados", revelou a autoridade dos aeroportos de Portugal. O homem, assintomático, está agora a cumprir o isolamento em casa.

Quanto aos restantes passageiros do voo da Turkish Airlines TK1759, que preencheram um documento com os respetivos contactos, aqueles que tiveram contacto mais próximo com o viajante infetado serão contactados esta sexta-feira, 9, de acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

COVID-19. Família obrigada a mudar de cidade depois de ser acusada de espalhar o vírus
COVID-19. Família obrigada a mudar de cidade depois de ser acusada de espalhar o vírus
Ver artigo

A dúvida que se coloca é como é que o passageiro conseguiu partir da Turquia, onde deveria ter apresentado um teste negativo antes de embarcar. O "CM" tentou obter informações da companhia aérea nacional da Turquia, mas não teve sucesso.

O que é facto é que, chegado a Lisboa, o teste deu positivo para a COVID-19 e podem estar agora em risco de contaminação os passageiros que seguiam no mesmo voo.