Entre 6 e 9 de junho, os eleitores dos países da União Europeia vão às urnas para elegerem os seus representes no parlamento comunitário. A MAGG desafiou Marta Temido (PS), Sebastião Bugalho (AD), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), Francisco Paupério (Livre), João Cotrim Figueiredo (IL), João Oliveira (PCP), Pedro Fidalgo Marques (PAN) e António Tânger Correia (Chega) a responder, por escrito e à mão, à pergunta "O Que é a Europa?", numa composição com, no máximo, uma página.

Apenas Francisco Paupério, candidato do Livre, respondeu ao repto.

Composição Francisco Paupério
Composição Francisco Paupério

"A Europa não é só Bruxelas, Berlim e Amesterdão, é Lisboa também. É Portugal, é Açores, Madeira, Vila Real de Santo António e Caminha. Também não são apenas europeus, são africanos, asiáticos, americanos. São tundras (florestas geladas), são desertos, são pradarias marinhas, são florestas laurissilvas, são lobos, são golfinhos, são papoilas que nascem espontaneamente sem pedir licença. Uma Europa diversa, linda, que sonha. A Europa é um espaço colectivo de coragem, que ousa ser melhor. Mas a Europa não é perfeita. Nem pode. Nada criado pelo ser humano será perfeito. A ideia da Europa é uma ideia de cooperação, solidariedade e paz. A Europa deveria ser justa, humana, democrática, sempre,  aberta a todos e a todas. Um campo fértil de oportunidades para haver justiça intergeracional, igualdade de oportunidades e respeito pelos direitos das mulheres e minorias. Um espaço que dá esperança, que alimenta o sonho, mas real. Para isso, precisamos de coragem. Coragem para defender o nosso espaço natural, coragem para proteger as pessoas, coragem para assumir o projecto."

A 9 de junho, os eleitores portugueses vão, pela primeira vez, poder voltar em qualquer ponto do País, graças à introdução de cadernos eleitorais eletrónicos. Não é necessária qualquer inscrição prévia, sendo apenas preciso apresentar o documento de identificação.