Uma mega operação da Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real, em colaboração com mais de 300 elementos da PJ nacionais e internacionais, deteve esta terça-feira, 13 de outubro, um homem vendedor ambulante, que vivia do rendimento mínimo e ao mesmo tempo era dono de um Porsche Cayenne (de pelo menos 60 mil euros). As autoridades encontraram ainda uma arma e uma pequena quantidade de droga, de acordo com o "Correio da Manhã".

Porsche Cayenne
Porsche Cayenne créditos: porsche

A operação Ibéria, que teve início por volta das 7 horas em toda a zona Norte — de Chaves a Vila Real — levou ainda à detenção de um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Chaves, e também bombeiro voluntário, que prestava serviço na área do licenciamento de armas.

Foi acusado de crime de tráfico de armamento e corrupção passiva, uma vez que polícia defende que o agente recebia dinheiro para legalizar muitas armas, algumas usadas posteriormente em crimes do seu conhecimento.

Vídeo. Homem embriagado não se aguenta em pé no aeroporto de Lisboa e segurança intervém
Vídeo. Homem embriagado não se aguenta em pé no aeroporto de Lisboa e segurança intervém
Ver artigo

No total, terão sido detidas mais de 30 pessoas e inúmeras armas — desde material de guerra, como espingardas metralhadoras G3, a pistolas 6,35 milímetros e revólveres — na operação desta terça-feira, 13, que representa o culminar de uma investigação que estava já a ser desenvolvida há mais de um ano.

Até ao momento, as provas recolhidas diziam respeito a escutas telefónicas, vigilâncias e transações de armas fotografadas pela PJ, mas agora há provas físicas e dezenas de detenções. Além das buscas terem como alvo o vendedor ambulante e o polícia, foram ainda investigadas casas e estabelecimentos, como armeiros que compram e vendem armas roubadas, perfazendo um total de quase 300 buscas.

Os suspeitos serão ouvidos esta quarta-feira, 14, pelo Juiz no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, avança o mesmo jornal. É ainda desconhecida a data em que serão reveladas as medidas de coação.