Na origem desta descida das temperaturas estará um anticiclone, que se encontra localizado a norte da Península Ibérica e que trará um tempo mais frio e seco, já que, nos últimos dias, têm-se feito sentir pelo País temperaturas acima da média. Prepare as camadas.

Está previsto que, em Portugal continental, as temperaturas mínimas desçam entre 5 a 8ºC e as máximas entre os 3 e os 6ºC, a partir desta quarta-feira, 13 de dezembro, segundo o "Correio da Manhã". Essa descida generalizada continuará na quinta-feira.

Não passe frio com estas 25 sugestões de casacos bem quentinhos (desde 29,99€)
Não passe frio com estas 25 sugestões de casacos bem quentinhos (desde 29,99€)
Ver artigo

A nebulosidade sofrerá uma "diminuição gradual" e existirá um "aumento do desconforto térmico" não só pela descida de temperatura como pelo "aumento da intensidade do vento". Já o céu estará "pouco nublado ou limpo", prevê o IPMA para esta semana.

Em Lisboa, os termómetros irão oscilar entre os 7 e os 16ºC, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já no Porto as mínimas chegarão aos 6ºC e as máximas aos 16ºC. Em Évora irão descer até aos 4ºC, alerta a mesma entidade.

Em Faro, poderão cair até aos 8ºC e subir até aos 17ºC. Já na Guarda, o máximo de calor que se fará sentir serão 10ºC e o frio chegará aos -1ºC. No geral, não choverá na maior parte do continente. Na Madeira, esta semana, a máxima será de 24ºC e nos Açores de 20ºC. Na sexta-feira, está previsto que as temperaturas voltem a subir.