Calor, calor, calor. Se nos últimos dias parecia que a vaga de calor em Portugal tinha ido embora, agora está de volta, com os termómetros a aumentar a partir desta sexta-feira, 29 de julho. O alerta foi dado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esta quinta-feira, 28, que dá conta de que o termómetro pode mesmo chegar aos 42ºC em regiões do interior no norte, centro e Alentejo.
"No fim de semana, a temperatura máxima deverá atingir valores entre 40 e 42°C nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do interior centro", disse o instituto.
O termómetro começa a subir já esta sexta-feira em Portugal continental, com exceção da faixa costeira, e no sábado, 30, subirá entre os 5ºC e os 8°C em todo o litoral norte e centro e entre 2ºC e os 4°C no restante território continental. A única escapatória ao calor no fim de semana é o litoral alentejano e na Costa Vicentina, que vão registar as temperaturas mais baixas desta subida próxima de agosto.
É, por isso, altura de pensar no que preparar para a marmita (que também pode ir buscar já pronta ao novo espaço do TJELA em Entrecampos, Lisboa, dedicado ao take away e entregas ao domicílio) que vai levar para a praia, onde vai querer estar até ao final da próxima semana caso esteja a fazer férias no interior norte e centro, uma vez que a previsão do IPMA aponta para a continuação da onda de calor nestas regiões na primeira semana de agosto. Já no litoral, a temperatura começa a descer a partir de segunda-feira.
E se durante o dia o calor pode ser insuportável, à noite vai saber bem estar numa esplanada ou rooftop para usufruir das noites de verão tropicais, graças à subida da temperatura mínima entre sábado e terça-feira, principalmente no interior e sotavento algarvio, onde os termómetros vão rondar os 20°C ou mais.
Apesar do bom tempo para quem começa as férias já este fim de semana ou só quer aproveitá-lo, é preciso estar atento e ter cuidados com o calor, especialmente nos 14 distritos sob aviso amarelo devido à elevada temperatura máxima entre as 9 horas e as 18 horas de sábado, emitido pelo IPMA. São eles Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.