O verão de São Martinho não vai mesmo chegar este ano. Por isso, é melhor continuar com o guarda-chuva e as botas à entrada de casa porque os próximos dias vão ser de muita chuva e vento forte.
O alerta foi dado esta segunda-feira, 14 de novembro, pela Proteção Civil, que avisa para a possibilidade de ocorrência de cheias e deslizamentos de terras. As chuvas fortes ao longo da semana de 14 a 20 de novembro são a principal causa.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos próximos dias podemos esperar chuva, “por vezes forte” no norte e centro, vento “por vezes forte “no litoral e terras altas e forte agitação marítima no litoral oeste. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa que as bacias do Minho, Lima, Cávado, Ave, Tâmega, Paiva, Vouga, Mondego e Douro, irão sentir os acumulados mais expressivos nas próximas 72 horas.
Devido à infiltração da água, e face a esta situação, a ANEPC alerta ainda para o cenário de cheias em zonas urbanas, deslizamentos de terra e derrocadas. Já o vento forte poderá causar o arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias ou o desprendimento de estruturas móveis.
Para que possam prevenir estes cenários, a Proteção Civil sugere que a população adote comportamentos adequados, principalmente nas zonas historicamente mais vulneráveis: desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, fixação de estruturas soltas, e maior cuidado na circulação junto de áreas arborizadas e em zonas ribeirinhas.
Nas temperaturas, segundo o IPMA, as máximas na região norte vão rondar os 15ºC, no centro vão rondar os 19ºC, e no sul rondam os 20ºC. As mínimas rondam os 12ºC, 14ºC e 15ºC, respetivamente.