As temperaturas vão subir por todo o País esta quinta-feira, 26 de maio, e podem chegar mesmo aos 33ºC em Setúbal e aos 32ºC em Santarém e em Lisboa. Parece que nada bate certo ao ver a meteorologia para os próximos dias, dado que na próxima semana há previsão de chuva para alguns distritos, mas os factos são avançados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O calor convida a ir à praia num dia em que alguns portugueses estão de feriado da Quinta-feira da Ascensão, mas causa especial preocupação dado que as temperaturas elevadas levaram o IPMA a colocar 12 concelhos sob alerta de risco máximo de incêndio. São eles Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Tomar, Abrantes, Sardoal, Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro), de acordo com a CNN Portugal.

Citadina, colorida e elegante. É assim a nova coleção de sandálias da Havaianas para usar neste verão
Citadina, colorida e elegante. É assim a nova coleção de sandálias da Havaianas para usar neste verão
Ver artigo

Fora estes concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco, quase todo o território continental está em risco muito elevado e elevado de incêndio — alertas que vão manter-se em algumas regiões do continente até, pelo menos, segunda-feira, 30 de maio.

O calor também faz com que a radiação esteja em níveis máximos, fator que levou o IPMA a alertar para risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) em todos os distritos de Portugal continental e a ilha Terceira, nos Açores, esta quinta-feira, 26.

Para o fim de semana, o instituto prevê bom tempo e descreve para sábado, 28, céu pouco nublado ou limpo e vento fraco, embora uma descida da temperatura máxima no litoral. Já para domingo prevê céu geralmente pouco nublado, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior norte durante a tarde e descida da temperatura.

A partir da próxima segunda-feira estão previstos aguaceiros no Porto e em Lisboa, que manter-se-ão quase toda a semana.