A primavera chegou há uma semana, a 20 de março, e, desde então, tem-se feito sentir — talvez até mais do que aquilo que seria esperado desta estação de transição do inverno para o verão. As supostas temperaturas amenas serão substituídas por nada mais nada menos que 30ºC.
Santarém, por exemplo, atingirá os 29ºC esta terça e quarta-feira, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Évora chegará aos 28ºC, mas Lisboa não ultrapassará os 25ºC e o Porto os 22ºC (com chuva de quinta-feira a sábado).
Ainda que os termómetros subam e atinjam valores inesperados para esta época do ano, continua a ser melhor andar com um casaco a todo o momento, já que as amplitudes térmicas se irão fazer sentir, com máximas de 29ºC e mínimas de 9ºC. E as nuvens também não vão, para já, dar tréguas.
O IPMA fala em céu muito ou pouco nublado para os próximos dias e também refere um "acentuado arrefecimento noturno". Os Açores terão chuva pelo menos de segunda-feira a quarta-feira e Viana do Castelo também poderá contar com aguaceiros a 29 de março.
A estação mais quente do ano apenas chega oficialmente a 21 de junho, quando ocorre o solstício do verão. Porém, com os termómetros quase nos 30ºC, Portugal continental está com temperaturas pouco primaveris. Resta saber se o inverno está mesmo fora do cenário ou se ainda voltará em força.