Ao todo, 14 dos 18 distritos de Portugal Continental estarão sob aviso amarelo a partir da meia-noite desta segunda-feira, 16 de outubro, devido às previsões de chuva e de vento, assim como declarou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Com base nas previsões meteorológicas para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso, alertando para a possível ocorrência de inundações urbanas, de cheias e de deslizamentos de terras.
A Proteção Civil pede a "adoção de comportamentos adequados", tais como evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, ter cuidado ao circular junto a árvores, adotar uma condução defensiva, desobstruir os sistemas de escoamento de águas, fixar estruturas soltas e não praticar atividades relacionadas com o mar, menciona o "Observador".
Vila Real, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à possibilidade de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes do meio dia às 18 horas desta segunda-feira. Lisboa estará sob este aviso na terça-feira da meia-noite ao meio-dia, não só pela chuva, mas também pela trovoada e vento forte.
A temperatura máxima no início da semana será de 25ºC em Aveiro. No Porto, oscilarão entre os 23ºC e os 18ºC, e em Lisboa entre os 22ºC e os 19ºC. Na terça-feira, 17, o céu estará geralmente muito nublado e os aguaceiros serão por vezes fortes, em especial nas regiões norte e centro.