Fazer várias tarefas de forma eficiente e ter tempo para descansar é aquilo que todos os anos prometemos fazer diariamente. Mas depois de pelo menos 8 horas de trabalho, o desafio, que já é difícil, tornar-se um verdadeiro desafio.

O cenário ideal seria sair do trabalho com todos os e-mails respondidos, chegar a casa sem apanhar trânsito e acabar a noite a ver alguns episódios da série que todos falam no trabalho. Se a sua resolução para 2020 é cumprir precisamente com este plano e ser mais eficiente no dia a dia, pode estar aqui a ajuda de que precisa. 

Há várias aplicações que ajudam a organizar as tarefas diárias de forma a dar-lhe algum descanso ao fim do dia (e umas horas a menos de trabalho ao fim da semana).

Estas cinco aplicações foram recomendadas à revista "Forbes" por pessoas que desejam obter mais em menos tempo. É um sonho não é? Então veja como realizá-lo.

Classic Blue. A Pantone já anunciou a cor do ano para 2020
Classic Blue. A Pantone já anunciou a cor do ano para 2020
Ver artigo

1. Noisli

Assenta em três pilares — produtividade, concentração e relaxamento — e tem múltiplas funcionalidades. Uma delas é produzir sons de fundo, como da chuva ou da lareira, que ajudam a concentrar-se, e a cor de fundo ajuda a relaxar. 

A concentração não só é fundamental quando está a tentar trabalhar num ambiente barulhento, seja ele ao lado dos colegas de trabalho ou num café, mas também porque tem como consequência, o aumento da produtividade, poupando minutos (ou mesmo horas) a reler a mesma frase.

A descrição da aplicação disponível para android e iPhone promete ainda ser "útil em muitas outras situações, como ajudar durante as suas aulas de meditação ou ioga ou, combater as insónias e para relaxar antes de ir dormir, relaxar durante a leitura e aliviar a ansiedade, reduzir o stress, aliviar dores de cabeça e enxaquecas".

2. Gmelius

Um e-mail organizado. Difícil? Sim, mas não impossivel, principalmente depois de surgir uma aplicação, associada ao Gmail, que permite organizar tudo aquilo que entra na sua caixa de entrada. Pode organizar marcadores partilhados, atribuir e-mails, trocar notas de e-mails privados, agendar e colocar alertas de e-mails.

Tudo o que permite tornar a comunicação por e-mail de uma equipa de trabalho mais eficiente está no Gmelius e está também na app e google store.

Linda Abraham, fundadora da Accepted, uma consultoria de admissões, referiu à "Forbes" que a aplicação ajudou a equipa de trabalho a organizar todos os e-mail que recebiam diariamente, sem que mais nenhum voltasse a cair no esquecimento. 

"A aplicação economiza horas da semana, porque permite-me arquivar e-mails e ser mais consistente no acompanhamento. Se estou com pressa, a tentar concentrar-me numa tarefa específica ou à espera da resposta de alguém, posso definir um horário em que quero que o e-mail reapareça na parte superior da caixa de entrada. Enquanto isso, é arquivado", explica Abraham.

3. Book Like a Boss

Nachum, Dovid e Lloyd são os fundadores desta aplicação, que podemos definir como uma secretária digital. Não faz nem recebe telefonemas, mas ajuda na gestão de todas as responsabilidades do dia a dia de uma empresa: desde pagamentos de contas, envio de faturas, até ao agendamento de compromissos.

O site disponibiliza a aplicação para telemóvel, de forma a que possa aceder a todos os dados de forma imediata e em qualquer lugar. É através do "Book Like a Boss" que pode fazer listas de tarefas, receber lembretes das mesmas e ainda falar num chat próprio da aplicação com clientes ou trabalhadores da empresa que tenham aderido à aplicação.

4. Waze

Esta é mais conhecida, mas há quem ainda prefira usar outros GPS mais comuns. Contudo, o Waze é mais do que um GPS. É uma espécie de método de prevenção para evitar que fique horas no trânsito devido a um acidente ou para avisar quando há obras que vão obrigá-lo a ir por outros caminhos (mas que depressa o Waze sugere o mais rápido).

Além de indicar os caminhos para chegar a todo o lado de forma mais rápida — logo, contribuindo para que seja mais produtivo — o Waze ajuda a poupar, indicando qual o posto de abastecimento com preços mais baixos.

Está disponível tanto para Android como para iPhone.

12 filmes candidatos para os Óscares que só chegam a Portugal em 2020
12 filmes candidatos para os Óscares que só chegam a Portugal em 2020
Ver artigo

5. Shift

Slack, Facebook, Trello, WhatsApp, LinkedIn, Twitter. Tudo o que possa imaginar fica dentro da Shift, uma aplicação que permite ter todas as suas contas de redes sociais, e-mails ou plataformas de trabalho dentro do mesmo espaço. 

"Integra dezenas de plataformas de produtividade que permanecem conectadas e são fáceis de organizar ao longo da barra lateral", diz Nile Harris, CEO do Harris Ventures Group, à revista americana.

Mas não tem de deixar que as notificações dentro da plataforma façam tanto ruído que em vez de ajudar na produtividade apenas aumentam o stress ao saber que tem de responder a mensagens ou e-mails.

Pode silenciar e bloquear as notificações e voltar a ativá-las quando estiver disponível para tratar desses assuntos. O Shift pode ser descarregado para o Windows, Mac e Linux.