O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, publicou um vídeo no qual apela aos peregrinos que não possam estar presentes no Santuário este ano para acenderem uma vela e rezarem em casa, lembrando que o vírus "não pode ser mais forte de que a esperança" e que ninguém deve deixar-se "abater pelo desânimo".

A mensagem aos fiéis foi transmitida esta sexta-feira, 7 de maio, no site do Santuário de Fátima, a propósito da peregrinação internacional de maio que leva anualmente milhares de peregrinos ao Santuário a 12 e 13 do mesmo mês. O reitor reconhece que os níveis de vacinação ainda não permitem "encarar com tranquilidade esta pandemia", o que significa que ainda não é possível juntar o número desejado de peregrinos. Este ano, o limite máximo de pessoas que podem estar presentes nas celebrações foi reduzido a 7.500.

Carlos Cabecinhas apela, em alternativa, que se reze em casa. "Os que não puderem vir, acendam uma vela e rezem connosco na vossa igreja, na vossa casa, ligados a Fátima, e unidos a Nossa Senhora em oração", disse no vídeo partilhado no YouTube, pedindo ainda que este ano se reze "pelo fim da pandemia e pela paz no mundo".

As celebrações de maio vão acontecer com apenas 7.500 peregrinos no recinto de oração do Santuário de Fátima, número que já vai estar limitado na missa das 11h deste domingo, 9 de maio. De acordo com o Santuário de Fátima, serão cumpridas as diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS), bem como o "acolhimento dos peregrinos, em total segurança, prosseguindo a aplicação das regras em vigor neste contexto de pandemia".

Fátima não é só religião. É spa, passeios a cavalo e noites passadas na natureza
Fátima não é só religião. É spa, passeios a cavalo e noites passadas na natureza
Ver artigo

O uso obrigatório de máscara, distanciamento físico, higienização das mãos durante as celebrações e a entrada no recinto distribuída por oito portas nas quais estarão dispensadores de álcool gel são algumas das medidas tomadas. Um total de 80 pessoas — entre funcionários do santuário e voluntários — estão encarregues de garantir o cumprimento das normas e de encaminhar os peregrinos.

A peregrinação de 12 e 13 maio será a primeira de seis que decorrem até outubro no âmbito das peregrinações internacionais aniversárias.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.