É oficial. A Revolut já tem um banco em Portugal. O lançamento do fintech Revolut, que tem como ambição vir a tornar-se um operador de referência do setor bancário português, acontece esta quinta-feira, 9 de dezembro.
De acordo com o presidente executivo da Revolut, Joe Heneghan, a empresa tem cerca de meio milhão de clientes em Portugal e, a partir desta quinta-feira, os que decidirem passar o seu dinheiro para o Revolut Bank "passam a ter os seus depósitos protegidos pelo fundo de garantia de depósitos", disse Joe Heneghan à agência Lusa, citado pelo "Diário de Notícias". Contudo, o Revolut Bank não terá balcões físicos, apenas presença digital, avança o mesmo jornal.
A Revolut lançou-se como banco em maio de 2020, abrindo o primeiro Revolut Bank na Lituânia, e atualmente conta já com licença bancária para 18 países europeus. Além de Portugal, esta quinta-feira o Revolut Bank é lançado também em Itália e França. Segundo o presidente executivo da Revolut, um inquérito feito a clientes em Portugal deu conta de que 56% estaria disponível para receber o salário na Revolut e usar mais serviços da Revolut se houvesse a proteção de depósitos.
"É por isso que estamos a trazer este produto em primeiro lugar e continuaremos a desenvolver a nossa oferta bancária", disse à Lusa Joe Heneghan, citado pelo "DN", referindo ainda que em todos os mercados a Revolut "quer tornar-se um operador bancário chave e Portugal não é exceção".
Quanto ao acesso da Revolut à rede Multibanco, fonte oficial da empresa esclareceu à Lusa que não há novidades e que a empresa mantém conversações com a SIBS (gestora da rede Multibanco) e o Banco de Portugal nesse sentido — já que a a marca assume que falta de acesso à rede da SIBS a coloca "em desvantagem comparando com os bancos locais", lê-se ainda na notícia avançada pelo "DN".
O lançamento do banco em Portugal acontece seis anos depois do nascimento da Revolut, que conta já com mais de 16 milhões de clientes em todo o mundo. Em Portugal, a empresa conta com cerca de 200 trabalhadores e um centro de trabalho em Matosinhos.