Já deu por si num restaurante com um gigantesco hambúrguer à sua frente, recheado de ingredientes e com queijo a derreter por todo o lado, a pensar que seria tão mais fácil simplesmente comê-lo à mão? Caso desista sempre desta ideia por ter medo que a atitude seja interpretada como falta de educação, há quem exagere um pouco — falamos da Rainha Isabel II, que come sempre bananas de garfo e faca.
Sim, leu bem: a conhecida monarca recusa-se a comer esta popular fruta à mão, e tudo porque não quer parecer um macaco. Quem avançou o curioso facto foi Darren McGrady, o antigo chef da família real, que revelou este estranho hábito da Rainha no seu livro “Eating Royally”.
O chef, que também cozinhou para a princesa Diana, explica detalhadamente no seu livro que Isabel II começa por cortar o topo e o final da banana, para depois dar um golpe longitudinal no fruto para que a pele seja mais fácil de remover. De seguida, a rainha corta a banana em pequenos pedaços e come-a com a ajuda de um garfo, tudo para evitar as parecenças com os primatas.
No entanto, a verdade é que os macacos não comem bananas da mesma forma que os humanos. Ao contrário de nós, estes animais pegam no fruto pela haste e começam a comê-lo pela parte inferior.
De acordo com Darren McGrady, para além das bananas, a Rainha de Inglaterra prefere refeições simples e leves, sendo fã de peixe grelhado e vegetais e, à exceção de jantares de Estado ou festas mais extravagantes, Isabel II não come hidratos de carbono ao jantar, evitando massas, arroz e batatas a esta refeição.